Tecnologia

Google vai integrar Blogger e Picasa ao Google+

O Google se prepara para abandonar as marcas Blogger e Picasa. A mudança faz parte de um plano para unificar as marcas e integrar esses serviços à rede social Google+

O Picasa é um dos serviços do Google que poderão ser integrados à nova rede social Google+ (Reprodução)

O Picasa é um dos serviços do Google que poderão ser integrados à nova rede social Google+ (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 13 de julho de 2011 às 12h27.

São Paulo — O Google deverá alterar os nomes de vários dos seus sites, incluindo os bem-sucedidos Blogger e Picasa. A mudança é parte de um projeto para unificar os serviços em sua marca principal e integrá-los à nova rede social Google+, de modo a fortalecê-la para competir com o Facebook. Com a integração, o Google+ deve ganhar reforços no compartilhamento de fotos, além de passar a contar com recursos similares aos do Tumblr, que já combina blogs com funções de rede social.

A notícia, não oficial, foi divulgada pelo site americano Mashable. Segundo esse noticiário, o Picasa passará a se chamar Google Photos. O Blogger, um dos dez sites mais visitados da web, terá o nome Google Blogs. O YouTube, porém deve conservar seu nome atual. As mudanças serão divulgadas em, no máximo, seis semanas, talvez junto com a abertura do Google+ para o público geral.

A integração do Picasa ao Google+ faz sentido. Há bastante tempo, os sites especializados – como Picasa, Flickr e Photobucket – perdem para o Facebook em número de fotos compartilhadas. Para a maioria dos usuários, é mais fácil publicar as imagens na própria rede social que frequentam em vez de divulgá-las em outro site e convencer os amigos a ir vê-las lá.

Mas é bom notar que o Google+ já tem seu próprio recurso de compartilhamento de fotos, que, aparentemente, usa tecnologia herdada do Picasa. Já a integração do Google+ com o Blogger parece ser um projeto inspirado no Thumblr, que combina blogs com recursos de redes sociais. Nenhum dos dois sites foi desenvolvido originalmente pelo Google. O Blogger, que teve Evan Williams, do Twitter, entre seus fundadores, foi comprado pelo Google em 2003. O Picasa foi adquirido no ano seguinte.

Há alguns exemplos anteriores de mudanças de nome entre os serviços do Google, mas eram sites menores e pouco conhecidos, como o Grand Central, que virou Google Voice, e o JotSpot, que se transformou em Google Sites. Se a notícia divulgada pelo Mashable for verdadeira, esta será a primeira vez que o Google vai trocar os nomes de serviços tão importantes.

Acompanhe tudo sobre:BlogsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFotografiaGoogleInternetRedes sociaisTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China