Tecnologia

Google vai avisar usuário sobre desastres naturais no Brasil

Avisos Públicos, lançado hoje pelo Google no Brasil, colocará na tela do smartphone avisos sobre fenômenos naturais como inundações, problemas de umidade, etc


	Louisiana alagada após furacão Katrina em 2005: desastre motivou Google a criar Alertas Públicos
 (REUTERS)

Louisiana alagada após furacão Katrina em 2005: desastre motivou Google a criar Alertas Públicos (REUTERS)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 22 de julho de 2016 às 12h50.

São Paulo – O Google está lançando no Brasil o Avisos Públicos. Graças a parcerias com órgãos de defesa civil nacionais, o novo produto vai alertar a população sobre problemas relacionados ao clima.

“Avisos Públicos segue o objetivo de universalizar e disponibilizar as informações para as pessoas no momento em que elas precisam”, afirmou na apresentação do produto Juliana Dib Rezende, gerente de parcerias do Google Brasil.

Os parceiros da empresa nesse momento são o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Avisos sobre ocorrência como inundações, chuvas fortes, baixa umidade, entre outros eventos serão dados aos usuários do Google.

Esses alertas chegarão de diversas maneiras. Eles poderão estar no Google Mapas, na busca ou no Now, a central de notificações dos usuários Android. O usuário ainda pode consultar todos os alertas dos 12 países onde o produto está ativado em google.org/publicalerts. Entre esses países estão Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Indonésia, entre outros.

O avanço que o produto traz é unificar alertas de clima e tragédias naturais em um único lugar, antes, eles ficavam distribuídos em suas agências. Tudo isso é feito graças a uma tecnologia de integração de sistemas chamada Common Alerting Protocol, ou CAP para os íntimos.

“Não temos uma tradição de valorização da defesa civil”, disse o general Adriano Pereira Júnior, que é secretário nacional de proteção e defesa civil. “A parceria colocará informações de qualidade e orientações que irão ajudar as pessoas em como agir em casos de desastres.”

Avisos Públicos nasceu em 2005 nos Estados Unidos. A motivação do Google para a criação do sistema de alertas foi o furacão Katrina.

O produto já está funcionando no Brasil. Os usuários podem se deparar com alertas de clima no Google Mapas, Now e na busca a partir de hoje.

Acompanhe tudo sobre:AndroidChuvasDesastres naturaisEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO