Tecnologia

Google TV chega ao Brasil por 900 reais

Aparelho do Google que promete conectar os televisores à internet foi apresentado aos brasileiros nesta terça-feira


	Google TV é um sistema operacional para televisores baseado no Android, também desenvolvido pelo Google
 (Mario Tama/Getty Images)

Google TV é um sistema operacional para televisores baseado no Android, também desenvolvido pelo Google (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2012 às 14h10.

São Paulo – O aparelho do <a href="https://exame.com/noticias-sobre/google" target="_blank"><strong>Google </strong></a>que promete conectar os televisores à internet foi apresentado aos brasileiros nesta terça-feira (9). Em parceria com a Sony, o aparelho chamado Internet Player Sony estará disponível no mercado brasileiro a partir do dia 1º de novembro por 900 reais. Também há a opção de compra na pré-venda, que se inicia no próximo dia 15, na loja eletrônica oficial da Sony.</p>

O Google TV é um sistema operacional para televisores baseado no Android, também desenvolvido pelo Google. Apresentada no ano passado, a plataforma foi desenvolvida para ser embarcada em qualquer televisor, por conta da linguagem aberta. A Logitech também lançou um set-top box com o sistema, mas não decolaram nas vendas.

Os televisores que possuem saídas HDMI podem se conectar ao aparelho e, a partir de uma conexão Wi-Fi ou por cabo, podem acessar o navegador e os aplicativos embarcados ao sistema interno. O dispositivo também permite conectar o set-top box da TV à cabo e assistir à programação na TV.

Um dos diferenciais do aparelho é o controle universal que o acompanha. Uma de suas faces possui os botões usuais de um controle remoto (liga/desliga, volume, canal e setas para navegação) e um trackpad que permite navegar usando um “mouse”. O outro lado do controle contra com um teclado físico Qwerty com iluminação interna, para auxiliar na digitação em ambientes escuros.

O usuário também possui a opção de baixar um aplicativo – para smartphones e tablets com sistema Android – que transforma o dispositivo móvel no controle da TV. O aplicativo Media Remote já está disponível no Google Play, loja de aplicativos para Android, e é gratuito.


Para baixar aplicativos no dispositivo, o Google desenvolveu uma versão do Google Play para os televisores. A interface se aproxima da versão de smartphones e tablets e permite instalar aplicativos da mesma maneira. De acordo com a empresa, em torno de 100 aplicativos desenvolvidos especialmente para o sistema do Google TV estão disponíveis na loja de aplicativos. As empresas envolvidas afirmam que estão promovendo eventos para estimular os desenvolvedores a produzir mais aplicativos para os televisores.

Vale lembrar que o aparelho da Sony conta com 8 GB de memória interna e também conecta mouse e teclado pela conexão Bluetooth. Além disso, ele também tem duas entradas USB.

O Internet Player Sony é um dos dispositivos que prometem conectar os televisores ao sistema Google TV.Lançado em junho deste ano, o aparelho está disponível nos mercados do Reino Unido,Canadá, Austrália, França, Alemanha, Holanda, México e Estados Unidos – este último, vende o aparelho por 200 dólares.

Sem previsões

Questionados por uma parceria de conteúdo e disponibilização de serviços - que já atuam no exterior - como Google Vídeos, Music e Books, que permitem o aluguel de filmes, músicas ou livros, o Google afirmou que não possui previsão de lançamento destes no Brasil.

A Sony lembra que o Google TV aqui no Brasil possui parcerias com serviços semelhantes, como o Netflix e o Crackle e já estão com os aplicativos nativos ao sistema.

Além disso, também não há uma previsão de chegada de televisores embarcados com o sistema Google TV interno. A Sony afirma que o lançamento do set-top box atinge um maior público, pois conecta qualquer TV à internet.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGadgetsGoogleIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026