Tecnologia

Google Translate fará tradução em tempo real

CEO da empresa apresenta algumas funções de reconhecimento de voz

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2010 às 09h56.

Berlim - "Sprechen Sie Englisch?" é uma das frases mais úteis para os brasileiros que circulam em Berlim durante a IFA e não falam nada de alemão. Ela significa "você fala inglês?"

Mas o Google acabou de mostrar no evento uma forma de aposentar (ou pelo menos economizar) o uso da frase. Durante a palestra de Eric Schmidt, CEO do Google, nesta terça, deu para ver algumas das funções de reconhecimento de voz que estão sendo desenvolvidas para a versão do Google Translate para Android. É o chamado Conversation Mode.

Seguindo a linha consagrada pelo Google, a interface do programa é bem simples. Basta escolher os  idiomas de entrada e de saída para que a tradução seja feita. A cada mudança de interlocutor, é preciso apertar o botão da língua que está sendo falada. Durante a demonstração, um diálogo entre um vendedor e um turista tentando comprar um sapato, a tradução funcionou bem. Mas foi preciso repetir uma das frases três vezes. O sistema não conseguia entender a pergunta, em alemão, "de que cor".

Segundo o Google, esse recurso estará disponível em "poucos meses". Além do tradutor, o Google também demonstrou o uso de reconhecimento de voz para envio de mensagens SMS e nas buscas. O Google fez ainda um preview da versão para smartphone do Google Street View.

Outra demonstração envolveu o esperado Google TV, que será anunciado em breve e virá embutido inicialmente em dispositivos da Sony e da Logitech. Durante a apresentação, deu para ver como a web e a TV se integram de forma transparente na plataforma do Google.

É possível fazer buscas pelo browser sem interromper a programação. Enjoou? Dá para se distrair no FarmVille, ouvir música na Last.fm ou ver fotos, por exemplo. Todo baseado em Android, o Google TV também terá acesso aos aplicativos do Android Market. "Na internet, você nunca está sozinho, você nunca fica entediado. Se não quiser perder tempo vendo TV, pode perdê-lo acessando a internet", brincou Eric Schmidt durante a palestra.

Leia mais notícias sobre Google

Siga as notícias de Tecnologia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleCelularesIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoBusca

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite