Tecnologia

Google testa 'versão' do Chrome OS para Windows 8

Ideia é incluir um 'modo chrome OS' no navegador, executado assim que o usuário muda para a interface Metro (ou Modern)

google windows 8 ( Reprodução / TheVerge)

google windows 8 ( Reprodução / TheVerge)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 16h35.

São Paulo – Depois de a Microsoft tentar colocar o Windows Phone dentro de aparelhos com Android, a vez agora é do Google. O gigante de buscas está testando uma forma de “transformar” o Chrome em Chrome OS – e rodá-lo dentro do Windows 8.

A ideia, aparentemente, não é acabar com o navegador, mas sim implementar um “modo Chrome OS” ao programa. Segundo o site The Verge, ele seria ativado ao mudar a janela do browser para a interface Metro (ou Modern) do sistema da Microsoft – a janela passa a ocupar a tela inteira e a exibir atalhos para aplicativos do Google na barra de tarefas, assim como um “menu Iniciar” próprio no canto inferior esquerdo.

Por ora, a funcionalidade está presente apenas nas versões Dev do navegador, ainda instáveis e voltadas especialmente para desenvolvedores – nas edições estáveis do Chrome, o modo Metro ainda faz com que o navegador simplesmente ocupe a tela inteira. Justamente por isso, de acordo com o Verge, o “modo Chrome OS” está bem problemático, com alguns bugs e encerramentos inesperados.

A novidade chega alguns meses depois do anúncio dos Chrome Apps, que rodam offline e independentes do navegador. As novidades podem apontar para a criação de um “ecossistema Google” dentro do próprio Windows – em uma comparação talvez inapropriada, a manobra lembra até o que a Amazon faz no Android, por exemplo.

Não se sabe, no entanto, se o “modo Chrome OS” chegará às versões finais do navegador, já que isso nem sempre é uma regra. No fim das contas, a inclusão da funcionalidade nas edições Dev do browser pode não passar de um experimento – para algo diferente, quem sabe. Se quiser testá-la, mude de “canal” e baixe o Chrome Dev por aqui.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOSoftwareTecnologia da informaçãoWindowsWindows 8

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo