Tecnologia

Google testa balões do projeto Loon no Brasil

O projeto Loon, do Google, pretende levar a internet a áreas remotas usando balões. O segundo teste com lançamento das aeronaves foi concluído hoje no Piauí


	Google Loom: um dos balões do projeto é preparado para o lançamento
 (iLighter / Flickr)

Google Loom: um dos balões do projeto é preparado para o lançamento (iLighter / Flickr)

share
DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2014 às 18h54.

São Paulo - O ministro Paulo Bernardo participou nesta sexta-feira, 6, do lançamento de balões de Internet da empresa Google no Aeroporto Nossa Senhora de Fátima, na capital piauiense.

Segundo o Google, estes balões serão os primeiros a percorrer uma longa distância em uma latitude próxima da linha do Equador.

Testes semelhantes já foram realizados pela empresa norte-americana na Nova Zelândia, em 2013.

No Piauí, o Google já havia lançado, na semana passada, dois balões.

Por cerca de uma hora, a turma do 9º ano da Escola Linoca Gayoso da comunidade de Água Fria, município de Campo Maior, tiveram pela primeira vez aula com acesso à Internet.

A conexão 4G foi fornecida pela Vivo e pela Telebras e retransmitida por um balão do projeto Loon para uma antena especial instalada no telhado da escola.

Para Paulo Bernardo, a iniciativa vai ao encontro dos objetivos do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

"O Governo Federal considera prioridade o avanço do uso da Internet em todas as camadas da população e em todas as regiões do Brasil", disse.

"Sabemos que, para isso, todas as tecnologias disponíveis serão importantes: fibras óticas, satélites, equipamentos fixos ou móveis. Dado o tamanho do nosso território e as dificuldades geográficas, todas as inovações são bem-vindas. O projeto Loon pode apontar soluções criativas para regiões de mais difícil acesso na busca da universalização da oferta do acesso à Internet em banda larga", defendeu Bernardo.

O presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, ressaltou a importância do projeto: "Estamos honrados por termos sido convidados pelo governo brasileiro para testar o Loon aqui. Para nós, isso mostra que o Brasil reconhece a importância da Internet para impulsionar o desenvolvimento econômico e a educação, e que vale fazer um esforço extra para colocar todos online, mesmo aqueles que vivem em regiões remotas, como a Amazônia ou as áreas rurais do Nordeste".

Acompanhe tudo sobre:Banda largaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInclusão digitalInovaçãoInternetPaulo BernardoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosTecnologia da informaçãoTeletime

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos