Tecnologia

Google Street View começa a mapear comunidades da Amazônia brasileira

Informação é da Fundação Amazônia Sustentável. Novas imagens do Street View promoverão "um tour interativo dentro da floresta amazônica"

As imagens serão capturadas por barcos com as câmeras do Google acopladas (Antonio Scorza/AFP)

As imagens serão capturadas por barcos com as câmeras do Google acopladas (Antonio Scorza/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2011 às 20h39.

São Paulo - Imagens do Rio Negro e das comunidades adjacentes no coração da Amazônia brasileira serão incluídas no serviço Google Street View, informaram nesta quarta-feira empresa de internet e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A tecnologia aplicada nessa remota região promoverá "um tour interativo dentro da floresta amazônica", destacou em comunicado Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS.

O Google Street View é um serviço do Google iniciado em 2008 que fornece imagens panorâmicas de cidades em 360 graus, e vai começar a mapear comunidades ribeirinhas da Floresta Amazônica.

"Será uma oportunidade única de compartilhar a beleza do ambiente e da cultura local com o mundo", destacou a FAS, uma ONG que promove a educação e o apoio social, econômico e ambiental às comunidades da Amazônia.

As imagens serão capturadas por barcos com o trike triciclo com câmeras do Google - acoplado - e a primeira fase do trabalho deve durar três semanas.

"Esta aliança inédita com a FAS tornará possível nosso projeto de treinar e capacitar moradores das próprias comunidades para captar imagens de outras partes da Amazônia" afirmou Karin Tuxen-Bettman, líder da equipe de Geolocalização do Google.

Para Karin, esse serviço permitirá que pessoas do mundo todo conheçam de perto os "desafios de conservação, desenvolvimento comunitário e sustentável na Amazônia".

"Esperamos que esta iniciativa fomente outras alianças que também possam unir a alta tecnologia ao conhecimento dos locais", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoAmazônia

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite