Tecnologia

Google pode ser multado em € 15 mi por violar privacidade

A empresa pode receber multa de mais de 15 milhões de euros se não interromper violação de privacidade de usuários de internet na Holanda

Página inicial do Google: empresa viola privacidade para apresentar anúncios personalizados, segundo órgão regulador (Francois Lenoir/Reuters)

Página inicial do Google: empresa viola privacidade para apresentar anúncios personalizados, segundo órgão regulador (Francois Lenoir/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2014 às 17h02.

Amsterdã - O Google pode ser multado em mais de 15 milhões de euros (18,6 milhões de dólares) se não interromper a violação de privacidade de usuários de internet na Holanda, disse a agência de proteção de dados holandesa nesta segunda-feira.

A companhia norte-americana está violando o ato de proteção de dados do país ao usar informação privada dos usuários, como o histórico de navegador e dados de localização, para apresentar anúncios personalizados, disse o regulador.

A agência deu ao Google até o fim de fevereiro para mudar a forma como lida com os dados coletados de usuários da Web. A gestão dos dados de usuários sob sua nova política de privacidade, introduzida em 2012, também está sob investigação em cinco outros países europeus -- França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e Espanha. "Isto tem ocorrido desde 2012 e esperamos que nossa paciência não seja mais testada", disse Jacob Kohnstamm, presidente do órgão regulador holandês.

O Google combina dados de ferramentas de pesquisas, emails, histórico de sites de terceiros ou "cookies", dados de localização e navegação de vídeo para personalizar seus anúncios.

"Essa combinação ocorre sem o Google informar adequadamente os usuários com antecedência e sem pedir permissão. Isso é uma violação à lei", disse a agência.

O regulador pediu que a companhia interrompa as violações ou enfrente multas de até 15 milhões de euros. A agência disse que o Google precisa começar a informar os usuários de suas ações e buscar consentimento. Um porta-voz do Google não estava imediatamente disponível para comentários.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleHolandaInternetPaíses ricosPrivacidadeTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro