Tecnologia

Google oferece US$ 25 milhões para projetos de IA que ajudem a humanidade

Empresa está em busca de ideias que resolvam alguns dos principais problemas sociais, humanitários e ambientais do mundo

Pelo bem da humanidade: Google está em busca de projetos de inteligência artificial que ajudem a resolver problemas sociais e ambientais mais críticos (Aly Song/Reuters)

Pelo bem da humanidade: Google está em busca de projetos de inteligência artificial que ajudem a resolver problemas sociais e ambientais mais críticos (Aly Song/Reuters)

GG

Gustavo Gusmão

Publicado em 31 de outubro de 2018 às 16h40.

São Paulo — O Google deu início, nesta semana, a um concurso para financiar projetos de inteligência com até 25 milhões de dólares em bolsas fornecidas peloo Google.org. Mas não qualquer IA. A empresa está em busca de ideias que ajudem a resolver "alguns dos principais problemas sociais, humanitários e ambientais do mundo", como desemprego, desastres naturais e fome, conforme explicaram os executivos Jeff Dean e Jacquelline Fuller em um post no blog da companhia.

O chamado Desafio Google de Impacto em IA é global e está aberto para organizações sem fins lucrativos, pesquisadores e empreendedores sociais. A premiação não deverá ser entregue integralmente para um só projeto — a ideia é dividir os financiamentos, créditos e consultoria do Google Cloud entre um número não definido de organizações selecionadas. Os escolhidos também serão acelerados pelo programa Launchpad Accelerator e terão suporte personalizado de uma organização sem fins lucrativos especializada em ciência de dados, a DataKind.

As inscrições vão até o dia 22 de janeiro de 2019. No primeiro semestre, um painel de especialistas ficará responsável por selecionar as melhores ideias. Serão avaliados o possível impacto da ideia nos problemas da humanidade, a possibilidade de execução, o uso de uma inteligência artificial e a escalabilidade. Mas não só: também será preciso alinhar o projeto com os princípios de IA do Google — ou seja, ele não poderá carregar nenhum viés ideológico e deverá ser seguro e aberto a feedbacks, entre outras exigências listadas aqui.

O objetivo do Google com o concurso é encontrar e desenvolver ideias similares a algumas já em ação hoje em dia. A empresa cita como exemplos, além de projetos próprios, a Harambee Youth Employment Accelerator, que ajuda jovens a encontrar emprego na África do Sul, e a canadense Ubenwa, que tem um sistema que prevê o risco de asfixia de bebês ao nascer. As aplicações de projetos podem ser feitas aqui.

Acompanhe tudo sobre:GoogleInteligência artificialProjetos

Mais de Tecnologia

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas