Tecnologia

Empresa de hambúrguer vegano recusa oferta US$ 300 mi do Google

A empresa faria parte dos projetos do Google X, laboratório secreto em Mountain View

veg_hamburguer (reprodução)

veg_hamburguer (reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2015 às 16h43.

Última atualização em 6 de maio de 2019 às 18h54.

Acredite, o hambúrger da foto acima não é feito de carne, mas de compostos vegetais. O mesmo vale para o "queijo". Esses produtos foram desenvolvidos pela empresa americana Impossible Foods, especializada em alimentos veganos, e impressionou até o Google – que fez uma oferta de 300 milhões de dólares pela startup. Mas isso não foi o bastante.

De acordo com reportagem do site de notícias Business Insider, a Impossible Foods rejeitou a proposta, pois a direção acredita que a ideia vale mais. Mas isso não coloca necessariamente um ponto final nas negociações, já que nenhum dos lados sinalizou o fim das conversas.

A Impossible Foods já conta com investimentos do cofundador da Microsoft Bill Gates e de Tony Fadell, executivo responsável pela divisão de automação domiciliar do Google. Fadell também é conhecido como um dos pais do iPod, da Apple. Somados, esses investidores já injetaram 74 milhões de dólares no projeto.

A notícia que o Google planeja investir em uma empresa que produz hambúrgueres veganos pode soar estranha. Mas a gigante das buscas aposta na visão de longo prazo da Impossible Foods. A startup acredita que o consumo de proteína animal terá que ser reduzido em escala global nos próximos anos por questões ambientais. Segundo dados da organização de preservação NRDC, por exemplo, o ramo pecuário emite 20% do dióxido de carbono encontrado na atmosfera – gás que contribui para o efeito estufa.

Fundada em 2012 pelo bioquímico Patrick O. Brown, da Universidade Stanford, a Impossible Foods ("comidas impossíveis", em inglês) projeta alimentos veganos que possam ajudar na substituição da proteína animal. Por isso, a ideia da startup é criar comida baseada em vegetais que seja mais atraente, saborosa, vitamínica e barata, principalmente para a população de países emergentes. Até o final de 2015, a empresa espera lançar no mercado o seu primeiro produto feito totalmente de legumes e verduras.

Além da Impossible Foods, outras iniciativas trabalham na mesma direção. Uma delas é a Beyond Meat que já comercializa produtos similares a proteína animal nos supermercados dos Estados Unidos. Ainda mais ousada, a Universidade Maastricht trabalha em um hambúrguer de carne de verdade feita em laboratório.

Fonte: Business Insider, Engadget e Daily Mail

Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetFoodtechsGoogleImpossible FoodsINFO

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro