Tecnologia

Google não renova domínio de site e pode expor usuários a golpes

Contrato de domínio de versão indiana do Blogger não foi renovado e pode causar problemas mais graves do que sites fora do ar

Google: sem renovação de contrato, cerca de 4,4 milhões de sites foram derrubados (Omar Marques/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Google: sem renovação de contrato, cerca de 4,4 milhões de sites foram derrubados (Omar Marques/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 16 de julho de 2020 às 16h05.

Última atualização em 16 de julho de 2020 às 16h09.

O Google pode ter esquecido de renovar o domínio do site blogspot.in, o que fez com que milhares de blogs nas últimas semanas se tornassem indisponíveis. A versão indiana do Blogger expirou em junho, mas outras versões do site, como a brasileira, ainda estão disponíveis. Apesar disso, o "erro" do gigante de tecnologia pode custar caro — e ir muito além dos 5.999 dólares que um usuário precisa desembolsar para comprar o domínio na Índia.

Isso porque, agora, o site pode acabar caindo nas mãos de qualquer pessoa, inclusive de um criminoso que pretende utilizar os sites para a aplicação de golpes e o espalhamento de conteúdos maliciosos. Com o contrato não renovado, cerca de 4,4 milhões de sites foram derrubados.

Desde 29 de junho, o blogspot.in está no nome de uma empresa chamada Domainming. Segundo o site Bleeping Computer, todos os links que levavam a esses blogs, inclusive os compartilhados nas redes sociais, ficaram quebrados na internet e não podem mais ser acessados.

Procurado pela EXAME, o Google ainda não se pronunciou sobre o caso.

*Essa matéria está em atualização

Acompanhe tudo sobre:BlogsGoogle

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony