Tecnologia

Google muda plano e tablet sai só no segundo semestre

De acordo com The Verge, buscador decidiu mudar estratégia o sucesso de vendas do Kindle Fire

Google teria mudado seu projeto original para um tablet menor, com 7 polegadas e mais próximo do Kindle Fire. (Tony Gil)

Google teria mudado seu projeto original para um tablet menor, com 7 polegadas e mais próximo do Kindle Fire. (Tony Gil)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 12h10.

São Paulo - O tablet projetado integralmente pelo Google deve chegar às lojas de varejo só no segundo semestre e não mais até o meio deste ano, informa o site The Verge, que cita fontes internas do Google para sustentar a informação.

De acordo com o The Verge, o Google decidiu mudar sua estratégia para tablets no último mês, após a direção da companhia impressionar-se com o sucesso de vendas do Kindle Fire nos Estados Unidos. Assim, o Google teria mudado seu projeto original de um tablet de 9 polegadas similar ao iPad para um produto menor, com 7 polegadas, mais próximo do Kindle Fire.

Essa mudança de rumo, no entanto, impactará no prazo de produção do tablet que deve atrasar em alguns meses sua estreia no varejo. Segundo o portal asiático Digitimes, alguns exemplares do tablet com 9 polegadas já teriam sido produzidos em fábricas chinesas para testes internos no Google.

Apelidado de GooglePad, o tablet rodará Android 4.0 e deve ter custo a partir de US$ 200 no mercado americano, mesma faixa de preço do Fire. Embora possa contar com qualquer integrador asiático para montar seu tablet (como faz a Apple, usando tecnologia da Foxconn), o Google pode contar com o expertise da Motorola, empresa que a companhia adquiriu há um ano.

A movimentação do Google aliada às boas vendas do Kindle Fire fizeram crescer as especulações de que a Apple poderá reavaliar seus iPads a partir de outubro deste ano. Se o mercado de tablets pender para soluções ainda mais portáteis, a Apple poderia criar uma versão menor do iPad, com tela de 7,85 polegadas para atender esta demanda.

Atualmente, segundo o Gartner, o iPad detém 80% do mercado de tablets nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump