Tecnologia

Google lançará tablet próprio em novembro, diz site

Aparelho, desenvolvido pela HTC, rodaria sistema Chrome OS e seria vendido a partir do dia 26 de novembro em parceria com a Verizon

Imagem divulgada por funcionário do Google mostra como seria o funcionamento do Chrome OS em um tablet

Imagem divulgada por funcionário do Google mostra como seria o funcionamento do Chrome OS em um tablet

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 13h20.

São Paulo - O tablet que o Google desenvolve para fazer frente ao iPad, da Apple, já tem até uma provável data para ser lançado: 26 de novembro, o chamado Black Friday nos Estados Unidos. Embora ainda não haja qualquer confirmação por parte da empresa, as especulações sobre o aparelho correm à solta desde o início do ano. O dia em que o produto chega ao mercado foi informado pelo site Download Squad.

O Black Friday é a sexta-feira que sucede o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e que marca um dos momentos de maior volume de vendas no país por dar início ao período de compras natalinas. A ocasião seria aproveitada pelo Google, que pode lançar seu tablet a um custo muito menor do que o iPad por conta de um subsídio da operadora Verizon, com quem a gigante de buscas tem parceria.

O Google já está presente de alguma forma no mercado de tablets com o sistema operacional móvel Android, que roda em diversos aparelhos. O modelo oficial da empresa, entretanto, rodaria o sistema Chrome OS. No início do ano, um funcionário da empresa chegou a divulgar imagens de como seria o funcionamento do Chrome OS em um tablet, embora a ilustração não passasse de um conceito ainda em desenvolvimento.

Conforme já havia sido apurado anteriormente pelo site Gizmodo, o tablet teria o hardware fabricado pela HTC, a mesma companhia que criou para o Google o smartphone Nexus One, uma tentativa frustrada de concorrer com o iPhone, da Apple. O Download Squad sugere as especificações do aparelho, mas ressalta que tudo não passa de especulação, já que sua fonte não detalhou todas as características. Segundo o site, o dispositivo deveria ter o chip gráfico Tegra 2, da nVidia, tela multitouch com resolução de 1280 por 720 pixels, 2GB de RAM, 32GB de SSD, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, webcam, além de leitor de cartão múltiplo.

Leia outras notícias sobre tablets ou sobre o Google

Confira a galeria de tablets que podem concorrer com o iPad

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AppleBrowsersChromeEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleiPadiPhoneLançamentosTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não