Tecnologia

Google lança serviço de música por streaming no Brasil

Os usuários podem guardar 20 mil músicas em uma pasta virtual, independentemente dos tamanhos de cada arquivo

Google Play Music: serviço oferecerá acesso a 30 milhões de músicas (Reprodução)

Google Play Music: serviço oferecerá acesso a 30 milhões de músicas (Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 17 de novembro de 2014 às 20h34.

São Paulo - O Google lança nesta segunda-feira (17) no Brasil o seu serviço de transmissão de músicas pela internet.

Intitulado Google Play Music, o serviço oferecerá acesso a 30 milhões de músicas.

Além disso, os usuários podem guardar 20 mil músicas em uma pasta virtual, independentemente dos tamanhos de cada arquivo.

Os usuários interessados que se inscreverem para utilizar o serviço de hoje até o dia 7 de janeiro de 2015 terão um período gratuito de testes de 60 dias.

Após esse prazo, caso decidam continuar com a assinatura, será cobrada uma mensalidade de 12,90 reais. Quem se inscrever após essa data promocional, o preço mensal será de 14,90 reais com 30 dias de teste gratuito.

Com um plano de assinatura será possível acessar sua conta em até 4 dispositivos diferentes.

Para donos de smartphones da marca Samsung comprados em outubro, o Google Play Music já havia chegado de forma gratuita até 31 de janeiro.

Quem já possuía um gadget da fabricante também ganhou um período gratuito do serviço de streaming que é válido entre 1 de novembro e 1 de fevereiro de 2015. Após esse período valerá a mensalidade vigente no mês.

O acervo musical do Play Music é tão denso quanto o dos concorrentes Spotify, Rdio e Deezer.

Há, por exemplo, músicas de artistas nacionais como Criolo, Paralamas do Sucesso, Arlindo Cruz, Bruno e Marrone e Michel Teló, assim como faixas de cantores internacionais, como Beatles, Metallica, Nicki Minaj e Michael Jackson.

Recentemente, o aplicativo do serviço ultrapassou a marca de 500 milhões de downloads.

Os artistas independentes ou gravadoras ficam com 70% dos lucros gerados pelas reproduções de músicas no Play Music enquanto o Google fica com os 30% restantes.

O desafio de serviços de streaming no Brasil ainda é tornarem-se conhecidos pela população.

Dados de uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Mobile Time, que realizou entrevistas com 1484 internautas, indicam que metade dos brasileiros ainda não conhece aplicativos de transmissão de música via internet.

Funcionalidades - O serviço de assinatura terá uma equipe local focada exclusivamente em montar listas para o público nacional, indicando desde os principais hits até bandas e músicas novas que pareçam com o perfil do usuário.

As recomendações também serão baseadas no histórico online do usuário: músicas ouvidas no YouTube, as últimas canções compradas e as músicas que você pesquisa enquanto está conectado a sua conta de Gmail, por exemplo.

Também será possível adquirir faixas individuais ou álbuns inteiros na loja. Uma música custa, em média, 2 reais, e um álbum completo sai por 20 reais na média.

Para usar o serviço basta acessar “play.google.com/music” e seguir as instruções. É necessário ter uma conta cadastrada na Google Play e informar um número de um cartão de crédito, que pode ser nacional, para poder testar o serviço.

Acompanhe tudo sobre:AppsArteEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEntretenimentoGoogleIndústria da músicaINFOMúsicaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não