Tecnologia

Google lança plataforma de ebooks com 3 milhões de obras gratuitas

Serviço trabalha com modelo "na nuvem", no qual usuário não precisa fazer download das obras e pode acessá-las de qualquer dispositivo

Google entra no mercado de livros digitais (Reprodução/Google)

Google entra no mercado de livros digitais (Reprodução/Google)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2010 às 13h36.

São Paulo – O Google inaugurou nesta segunda-feira (6) sua aguardada loja virtual de livros eletrônicos, que recebeu o nome de “Google eBooks”. A compra de obras, por enquanto, está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, e a previsão é que chegue a outros países a partir do primeiro trimestre de 2011. Títulos gratuitos, entretanto, já podem ser acessados por qualquer usuário.

Ao todo, são mais de três milhões de obras grátis disponibilizadas e “centenas de milhares” pagas. “Hoje é a primeira página de um novo capítulo em nossa missão de promover acesso aos tesouros culturais e educacionais que conhecemos como livros”, anuncia o gerente de produtos do Google Abraham Murray, em um post no blog oficial da companhia.

O modelo adotado pelo se diferencia do praticado por concorrentes como a Amazon, que libera o download dos e-books após a compra. Na loja virtual da gigante de buscas, o usuário escolhe o livro e o adiciona em uma “estante” online própria que fica vinculada à sua conta no Google. Assim, ele pode acessar o conteúdo da obra por meio de qualquer dispositivo que tenha um navegador, como um computador, um smartphone ou um tablet.

Adicionalmente, o Google liberou ainda aplicativos próprios para Android e iOS que trabalham com os livros “na nuvem”. A plataforma ainda permite que o usuário compre livros diretamente de autoras e editoras independentes, que assinaram contratos com o Google para a disponibilização de seu acervo.

Confira o vídeo de apresentação do Google eBooks (em inglês):

Acompanhe tudo sobre:Computação em nuvemE-booksE-readersEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetServiços onlineSitesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital