Tecnologia

Google lança busca por voz e navegação por GPS no Brasil

Recursos estão disponíveis por meio de aplicativos para Android e iPhone. País é o primeiro da América Latina a contar com esses serviços

A partir desta quinta-feira (28) pesquisa por voz do Google reconhece frases em português (Reprodução/Google)

A partir desta quinta-feira (28) pesquisa por voz do Google reconhece frases em português (Reprodução/Google)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 06h56.

São Paulo – A partir desta quinta-feira (28), proprietários de smartphones com o sistema operacional Android podem fazer pesquisas por voz em português e seguir rotas em vias brasileiras utilizando um sistema de navegação por GPS do Google. O Brasil é o primeiro país da América Latina a ter os dois recursos à disposição de seus usuários. A busca por voz também foi desenvolvida para iPhone.

O recurso de navegação permite aos usuários traçarem rotas em seus smartphones da mesma forma que um aparelho de GPS automotivo, com o diferencial de integrar o sistema a informações da internet. Utilizando a rede 3G ou Wi-Fi mais o sinal de GPS do próprio telefone móvel, o aplicativo obtém informações atualizadas sobre as vias a partir de dados do Google Maps. “Há pelo menos 20 funções da ferramenta que só são possíveis no sistema do Google porque ele está conectado à internet”, explicou Hugo Barra, diretor de produtos móveis da empresa.

Entre as vantagens de um smartphone equipado com o Google Maps Navegation em relação ao aparelho de GPS está a possibilidade de fazer buscas por nomes de locais ao invés de endereços; a obtenção de informações de tráfego nas principais cidades do país e o recurso de visualização de imagens de satélite do Google Maps, que permite identificar pontos de referência. O aplicativo ainda permite fazer buscas por estabelecimentos, como farmácias, postos de gasolina ou restaurantes, em tempo real, com a exibição de resultados próximos à rota que está sendo feita.

Nas cidades onde a funcionalidade Street View já está disponível, também é possível obter as fotos do ponto de destino e de cada uma das conversões que devem ser feitas, o que facilita a realização da trajetória indicada no smartphone. O recurso funciona em smartphones equipados com o Android em versões a partir da 1.6 e já está disponível para download no Android Market, na atualização do aplicativo Google Maps.

Para Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil, o lançamento do aplicativo de navegação por GPS no país tem um grande potencial para incentivar o crescimento da base de usuários de Android no mercado nacional. “As ativações de Android dependem muito da redução dos preços de planos de dados, mas certamente um usuário que for optar por um GPS ou um smartphone que tem a mesma função e muitos outros recursos, escolherá o smartphone”, disse.

Pesquisa por voz

Outro recurso para smartphones Android lançado nesta quinta-feira para o mercado brasileiro é a pesquisa por voz, que permite a realização de buscas por páginas, imagens, mapas e vídeos sem a necessidade de digitação. A funcionalidade ainda pode ser integrada a outros aplicativos, o que, para Barra, tem o potencial de mudar a experiência dos usuários em relação a seus aparelhos móveis.

“O reconhecimento de voz é uma das tecnologias mais complexas com que trabalhamos no Google”, disse, durante evento de lançamento do produto. “Nos Estados Unidos, hoje, 25% de todas as buscas feitas no Android são por voz”, afirmou, demonstrando a demanda que os usuários têm pelo serviço. O desenvolvimento do sistema levou em conta variações de pronúncia por região e idade e catalogou cerca de 100 mil palavras ou expressões mais utilizadas em busca para garantir a precisão da funcionalidade.

O recurso de pesquisa por voz pode ser utilizado em aparelhos com o Android 2.1 ou superior e já está disponível para download no Android Market. Usuários de iPhone também podem baixar a funcionalidade no aplicativo Google Mobile App, por meio da loja de aplicativos da Apple.

Confira o vídeo de apresentação da pesquisa por voz em português:

Acompanhe tudo sobre:AndroidBuscaCelularesComputação em nuvemEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGPSIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO