Tecnologia

Google inicia testes de serviço para registro de domínios

A iniciativa deve atingir o ramo das pequenas empresas, especialmente – segundo pesquisa da própria companhia, 55% delas ainda não contam com um website

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2014 às 20h05.

São Paulo - O Google começou a testar nesta segunda-feira um novo serviço chamado Google Domain, para registro e gerenciamento de domínios.

Ainda em fase de testes, o produto só pode ser acessado e utilizado por meio de convites limitados, que podem ser solicitados no site oficial. Em troca, os administradores de páginas devem ajudar com feedback.

A iniciativa deve atingir o ramo das pequenas empresas, especialmente – segundo uma pesquisa realizada pela própria companhia, 55% delas ainda não contam com um website.

O serviço visa ajudá-las a encontrar, comprar, transferir e gerenciar um domínio, tudo através de uma “experiência simples e transparente”, nas palavras do Google.

Além de URLs, o Domain também fornece ferramentas para criação de páginas (inclusive mobile) e hospedagem, mas por meio de parceiros e por um custo adicional, de acordo com o site oficial.

Shopify, Squarespace, Weebly e Wix.com são alguns deles, mas, visto que o experimento ainda está em fase inicial, a lista tende a aumentar.

Fora isso, o serviço ainda permite ao administrador fazer até 100 contas de e-mail ligadas ao endereço – que podem ser conectadas ao Gmail pessoal –, criar subdomínios personalizados e redirecionar outros endereços.

Suporte técnico de segunda a sexta, por telefone ou e-mail, também aparece entre as “ofertas”, assim como novas opções de gLTDs e a possibilidade de “esconder” informações pessoais fornecidas na hora que um domínio é registrado.

Ainda que por ora esteja limitado e sem muitas informações de preço, o Google Domain pode ser um concorrente forte aos serviços de registro já existentes, como o popular GoDaddy.

O produto deve ser disponibilizado em breve para mais usuários e administradores – já contando, provavelmente, com mais recursos. Se quiser solicitar um convite, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOInternetSitesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC