Tecnologia

Google inicia buscas em português nas redes sociais

O recurso do Google que pesquisa conteúdo no Twitter, no Facebook e em outras redes sociais, disponível desde 2009 para os americanos, chega, agora, ao Brasil

O Google inaugurou seu serviço de pesquisa no Facebook e no Twitter em 2009, mas só agora ele está sendo oferecido aos brasileiros (Justin Sullivan / Getty Images)

O Google inaugurou seu serviço de pesquisa no Facebook e no Twitter em 2009, mas só agora ele está sendo oferecido aos brasileiros (Justin Sullivan / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2011 às 15h40.

São Paulo – Enfim, o Google decidiu expandir os recursos de sua busca social – que estão no ar desde 2009. A partir desta quinta-feira, os resultados de pesquisas feitas em português no site de buscas apresentarão conteúdos produzidos por contatos do usuário. Notícias, posts de blogs e atualizações de perfil em redes sociais estão entre as informações exibidas.

"Estamos trabalhando para conectar mais pessoas aos resultados relevantes da web. Hoje, estamos oferecendo a busca social para mais pessoas ao redor do mundo", aponta Yohann Coppel, engenheiro de software da empresa.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve manter uma conta ativa no Google. A partir desse registro, o sistema faz uma busca por contatos do usuário no Gmail: se essas pessoas permitirem, suas ações nas redes sociais passam a ser recolhidas pela busca do Google. “Se alguém conectado a você publicar um link, nós poderemos apresentá-lo nos resultados da sua busca com uma anotação clara de que se trata de algo criado pelo serviço”, aponta Coppel.

Resultados do microblog Twitter e da rede social Facebook também devem aparecer entre os resultados, caso haja alguma ligação entre as contas do Google e desses serviços. O fato não vai agradar a equipe de Mark Zuckerberg, que acusa o Google de se beneficiar dos dados gerados por seus usuários sem oferecer nada em troca.

Acompanhe tudo sobre:BuscaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetRedes sociaisTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo