Para registrar as imagens o Google utilizou um Trolley, pequeno veículo equipado com câmeras que capturam imagens em 360 graus (André Banyai/Flickr)
Da Redação
Publicado em 3 de abril de 2012 às 12h37.
São Paulo – O Google anunciou a expansão do seu projeto Art Project para o Brasil, com a inclusão do Museu de Arte Moderna (MAM) e a Pinacoteca de São Paulo.
Por meio do Google Art Project o usuário pode realizar passeios virtuais por museus por meio da tecnologia de navegação do Street View.
Para acessar o passeio virtual pelos museus brasileiros, é preciso entrar no site do Google Art Project, selecionar a localização (Choose Location) no canto superior direito e escolher South America > Brazil.
Após esse caminho, o usuário poderá escolher por visualizar em alta definição 98 obras da Pinacoteca ou 89 localizadas no MAM. O passeio pode ser feito em três modos de navegação: acervo virtual, passeio virtual (por meio do ícone do Street View) e gigapixel.
Na Pinacoteca, a obra escolhida para ser registrada em superdefinição foi “Saudade”, de Almeida Junior. No MAM, foi um painel da dupla de grafiteiros Os Gêmeos. A resolução de 7 GP (7 bilhões de pixels) é 70 vezes superior à de uma câmera de 10 MP.
Para registrar as imagens dentro dos museus o Google utilizou um Trolley, pequeno veículo de 2,60m e 60 quilos equipado com câmeras que capturam imagens em 360 graus. O serviço também inclui um mapa do museu para o usuário acompanhar sua localização.
O projeto Art Project foi lançado em 2011 pelo Google, à época com 17 museus em nove países. Hoje, com o anúncio no Brasil, a empresa confirma a expansão do serviço com 150 museus em 40 países (dez deles na América Latina), em um total de 30 mil obras em alta definição.