Tecnologia

Google implanta editor de vídeo online no YouTube

Um novo recurso no YouTube permite fazer ajustes e aplicar estilos aos vídeos antes de publicá-los

YouTube: agora é possível fazer ajustes nos vídeos no próprio site do Google antes de publicá-los (Reprodução/YouTube)

YouTube: agora é possível fazer ajustes nos vídeos no próprio site do Google antes de publicá-los (Reprodução/YouTube)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 10h37.

São Paulo — O YouTube está ganhando um editor online que permite melhorar os vídeos e aplicar efeitos a eles antes de publicá-los. O aplicativo funciona integrado aos demais recursos do site do Google. Quando o usuário publica um vídeo, o YouTube exibe o link Editar Este Vídeo.

Clicando no link, várias opções são oferecidas. Um botão com a frase Estou com sorte, faz o ajuste das cores automaticamente. Se o usuário quiser ter maior controle sobre as operações, há funções para girar o quadro, corrigir cenas tremidas, clarear as sombras, ajustar a saturação de cores e calibrar a temperatura de cor (ajuste que deixa a imagem mais azulada ou mais avermelhada). 

Há, também, uma série de estilos que podem ser aplicados às imagens. Eles permitem, por exemplo, converter o filme para branco e preto ou tons de sépia; ou deixá-lo com aparência antiquada. No final, clica-se em Salvar para processar as mudanças. E, se o resultado não agradar, é possível voltar à versão original do vídeo.

Obviamente, esses recursos simples de edição online não se comparam ao que pode ser feito num aplicativo que roda no computador. O novo editor não permite encadear cenas sobre uma linha do tempo e reordená-las, por exemplo. Mesmo assim, é um acréscimo bem vindo, que pode ajudar a melhorar a qualidade de muitos vídeos informais. 

O YouTube já vem testando o novo recurso há algum tempo, mas só começou a liberá-lo para os usuários ontem. A promessa é que estará disponível para todos em breve. Muitos brasleiros já podem usá-lo. O vídeo abaixo (em inglês) apresenta a novidade.

https://youtube.com/watch?v=G-n9p28Yh8w%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetServiços onlineTecnologia da informaçãoVídeosYouTube

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo