Tecnologia

Google I/O 2016: o que aconteceu de mais relevante no evento

Nesta quarta-feira, o Google realizou seu mais importante evento do ano: o Google I/O. Veja o que de mais relevante foi mostrado pela empresa

Google I/O 2016: evento serviu de palco para anúncios do Google (Justin Sullivan/GettyImages)

Google I/O 2016: evento serviu de palco para anúncios do Google (Justin Sullivan/GettyImages)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 18 de maio de 2016 às 15h57.

São Paulo – Nesta quarta-feira o Google realizou o seu maior evento anual, o Google I/O. Realizado na Califórnia, a reunião serviu como palco para que a empresa anunciasse grandes novidades que preparou ao longo dos últimos 12 meses.

Além de novidades de Android, a empresa mostrou novas funcionalidades e apps que usam diversos níveis de inteligência artificial para funcionar.

Veja a seguir o que o Google mostrou de mais relevante no I/O 2016.

Assistant

O Google está trabalhando em um novo assistente virtual, o Assistant. O serviço será baseado em interação por voz. Outro recurso importante será de entender o contexto. Com isso, a interação ficará mais direta.

A ferramenta será multiplataforma e poderá ser usada em smartphones, tablets, relógios e até carros com o sistema Android Auto.

Veja mais informações sobre o Assistant nesta matéria.

 

Google Home

O Home será lançado apenas no final de 2016, mas você já pode se animar. Ele será uma espécie de super Chromecast. Em vez de lidar apenas com a sua TV, ele vai lidar com a sua casa. A interação, assim como o Assistant, terá foco na voz.

O produto vem com caixa de som para que seja possível ouvir música em qualquer ambiente da sua casa. O Home ainda terá integração com outros objetos. Você pode pedir que ele toque um vídeo na sua televisão com Android, por exemplo.

Apesar do anúncio, o Home não tem data de lançamento nem preço definidos. Veja mais informações sobre o gadget nesta matéria.

Allo e Duo

O Google anunciou dois novos apps com foco em comunicação no evento. Eles são o Allo e o Duo. O Allo é uma espécie de competidor do WhatsApp, mas trará algumas funções a mais. Ele dará sugestões de respostas para conversas, fará buscas no Google de dentro do app e será capaz de identificar imagens compartilhadas.

Já o Duo tem foco em conversas por vídeo. Veja mais informações sobre os dois apps nesta matéria.

(REUTERS/Stephen Lam)

Android

Apesar de alguns detalhes sobre Android, ele não foi, de maneira nenhuma, o destaque do dia. A empresa mostrou algumas melhorias no desempenho do seu sistema. A nova versão terá suporte para uso de dois apps ao mesmo tempo, algo interessante para quem quer realizar muitas tarefas de forma simultânea no smartphone ou tablet.

Uma informação curiosa é que o Google ainda não tem um nome oficial para o novo Android. Você pode ajudar a empresa a escolher um doce com N para o batizado do Android.

Veja mais informações sobre Android N nesta matéria.

Extras

- O Cardboard, para realidade virtual, já tem um sucessor. Daydream, a nova plataforma de realidade virtual foi anunciada pelo Google. Algumas fabricantes parceiras, como HTC e Samsung, foram divulgadas pela empresa. A ideia é dar ao usuário uma forma de controlar a realidade virtual, não ficando apenas em um headset.

- Android Wear, a versão do sistema para dispositivos de computação vestível, ganha uma nova versão. Agora, apps podem ser instalados em um relógio inteligente sem a necessidade de estar em um smartphone.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle I/OTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp