Tecnologia

Doodle celebra mestre do origami

Akira Yoshikawa completaria hoje 101 anos e foi responsável pela padronização das técnicas e popularização da arte no ocidente

Doodle foi produzido com a ajuda de outro grande nome o origami moderno, Robert E. Lang (Google)

Doodle foi produzido com a ajuda de outro grande nome o origami moderno, Robert E. Lang (Google)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 14 de março de 2012 às 13h12.

São Paulo – Comemora-se hoje o 101º aniversário do japonês Akira Yoshikawa, considerado o grande mestre do origami – a arte secular de criar representações através da dobradura de papeis. O doodle de hoje na página inicial de buscas é uma homenagem feita pelo Google ao falecido artista.

Com a ajuda de Robert J. Lang, outro grande nome do origami, cada letra que compõe a palavra Google foi transformada em uma dobradura colorida, decoradas com borboletas que remetem a criações de Yoshikawa. Para os entusiastas da simpática arte, está disponível disponibilizou no blog oficial da empresa um texto escrito por Lang no qual explica como reproduzir o origami que forma o doodle de hoje. 

Yoshikawa nasceu em Kaminokawa, Japão, e criou o sistema chamado Yoshikawa-Randlett, que acabou por se tornar a técnica padrão para a arte. Sua importância para a popularização do origami no ocidente fez dele o embaixador cultural do Japão. Além deste reconhecimento, Yoshikawa também foi condecorado em 1983 com a medalha Ordem do Sol Nascente, a maior honraria japonesa. O artista faleceu em 2005, em sua cidade natal. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoLogotiposDoodle

Mais de Tecnologia

Quem é a designer gaúcha que lidera a experiência do usuário em aplicativo eleito Top 3 pela Meta?

Trocou de iPhone? Veja como migrar os dados do celular antigo

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável