Tecnologia

Google faz acordo para coibir crimes no Orkut

Ministério Público do Rio de Janeiro terá um canal direto para reportar conteúdo ilegal a representantes do site nos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h19.

O Google e o Ministério Público do Rio (MP-RJ) anunciaram um acordo para coibir crimes no Orkut.

O acerto foi feito entre o MP do Rio e a representação do Google Inc., o que atende ao interesse do Google que não deseja ter sua divisão brasileira envolvida nas ações da Justiça brasileira.

Pelo acordo, o MP-RJ terá acesso a uma página web para reportar casos de publicação de conteúdo ilegal, apologia ao crime, mensagens racistas entre outras ilegalidades encontradas no Orkut. A página será um canal direto entre os promotores do MP e representantes do Orkut nos Estados Unidos.

O Google Inc. comprometeu-se a atender os pedidos do MP do Rio em no máximo um dia útil, retirando do ar conteúdos indevidos. O Google também vai preservar as páginas retiradas, para eventual necessidade de identificar o autor de um crime online. Os arquivos serão preservados por ao menos seis meses.

No final do ano passado, o Google há havia anunciado um acordo com a Polícia Federal. A PF dispõe da mesma ferramenta de comunicação direta com o Google, o que agiliza a retirada do ar de conteúdos ofensivos.

Visite também o site da Info.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

TikTok volta a funcionar nos EUA, após Trump anunciar que vai suspender o bloqueio

Quem é o fundador do TikTok, rede social de futuro incerto nos EUA

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor