Tecnologia

Google fará streaming de aplicativos em smartphones

Apps poderão ser usados sem precisar de instalação

Streaming: apps poderão ser usados sem estar instalados no smartphone (Divulgação/Google)

Streaming: apps poderão ser usados sem estar instalados no smartphone (Divulgação/Google)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 18 de novembro de 2015 às 15h56.

Última atualização em 19 de setembro de 2016 às 16h48.

São Paulo – O Google anunciou hoje o início dos testes de um programa que transmite aplicativos para smartphones, permitindo que seja possível usá-los sem precisar de nenhuma instalação.

Essa iniciativa vai funcionar da seguinte forma: quando você pesquisa algo na internet, como um hotel no site HotelTonight, e a empresa em questão tem um site mobile no qual não é possível completar a ação desejada – no caso, reservar um quarto –, o Google faz o streaming do aplicativo para que você possa realizar o que deseja sem precisar instalar um aplicativo a mais no seu celular Android.

De acordo com o TechCrunch, somente nove apps funcionam dessa maneira no momento (e só nos Estados Unidos): Hotel Tonight, Weather, Chimani, Gormey, My Horoscope, Visual Anatomy Free, Useful Knots, Daily Horoscope, e New York Subway. No total, o Google tem 100 bilhões de links de aplicativos que constam em seus resultados de buscas.

Para conseguir fazer o streaming, é preciso ter um smartphone com sistema Android Lollipop ou alguma edição mais recente e estar conectado a uma rede Wi-Fi. 

Segundo testes do The Verge, a velocidade de abertura de apps foi um pouco inferior à de um aplicativo realmente instalado no aparelho.

O Google pretende expandir essa iniciativa, mas não informou quando irá levá-la a outros países.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEstados Unidos (EUA)GoogleIndústria eletroeletrônicaPaíses ricosSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro