Tecnologia

Google está indexando informações de HDs conectados a redes particulares, diz pesquisa

Uma pesquisa revela que redes pessoais conectadas e HDs externos com FTP estão sendo indexados pelo buscador

HD (Reuters)

HD (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2015 às 07h44.

Conectar um HD a rede da sua casa é uma boa ideia. Você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar de sua residência. Mas tudo indica que, em alguns casos, o Google está indexando os arquivos pessoais armazenados nesses aparelhos.

Uma investigação da consultoria de segurança eletrônica CSO revela que redes pessoais mal configuradas e HDs externos conectados a roteadores com FTP ligado foram indexados pelo Google. Isso significa que arquivos pessoais foram tratados como arquivos públicos e, portanto, podem ser encontrados pelo buscador do Google. 

A CSO afirma que encontrou indexados arquivos como senhas, fotos privadas, diários, documentos genealógicos, e-mails, passaportes, hipotecas, entre outros arquivos sensíveis.

O estudo descreve como os pesquisadores encontraram o back-up do computador de uma família. As informações haviam sido arquivadas em um HD que estava conectado a um roteador com FTP ligado. Indexadas pelo Google, diversas informações do HD foram roubadas, como números de cartão de crédito.

A CSO publicou em seu site um guia explicando como chegar se seus arquivos estão expostos dessa maneira. Se eles estiverem indexados, o usuário precisa entrar em contato com o Google para removê-los, além de mudar as configurações do hardware.

Acompanhe tudo sobre:BuscaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOseguranca-digitalTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital