Tecnologia

Google enfrenta ação antitruste sobre pesquisa móvel nos EUA

Escritório alega que a companhia "monopolizou ilegalmente" o mercado de pesquisa na Internet e em dispositivos móveis nos Estados Unidos


	Google: processo alega que o Google ampliou seu monopólio no mercado de pesquisa na Internet ao pré-carregar seus aplicativos em dispositivos móveis com o sistema Android
 (Getty Images)

Google: processo alega que o Google ampliou seu monopólio no mercado de pesquisa na Internet ao pré-carregar seus aplicativos em dispositivos móveis com o sistema Android (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2014 às 09h37.

São Paulo - O escritório especializado em direito do consumidor Hagens Berman disse que entrou com um ação conjunta antitruste em nível federal contra o Google, alegando que a companhia "monopolizou ilegalmente" o mercado de pesquisa na internet e em dispositivos móveis nos Estados Unidos.

O processo alega que o Google ampliou seu monopólio no mercado de pesquisa na Internet ao pré-carregar seus aplicativos em dispositivos móveis com o sistema Android através de acordos de distribuição de aplicativos para estes dispositivos.

Segundo a ação, ao introduzir o pacote de aplicativos, incluindo o Google Play e o YouTube, o Google prejudicou o mercado e manteve o preço de dispositivos fabricados por empresas como a Samsung e a HTC artificialmente alto.

O Google disse que o Android e o Google podem ser usados de maneira independente um do outro.

"Qualquer pessoa pode usar o Android sem o Google e qualquer um pode usar o Google sem o Android. Desde o lançamento do Android, uma maior concorrência entre smartphones deu mais escolhas para consumidores a preços mais baixos", disse à Reuters Matt Kallman, um porta-voz do Google.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaGoogleSmartphonesIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite