Tecnologia

Google e Samsung preparam Nexus Prime para enfrentar iPhone 5

A Samsung e o Google devem lançar, em outubro, o Nexus Prime, que vai ser um forte concorrente para o iPhone 5, da Apple

O sucessor do Nexus S será fabricado pela Samsung, mas a Motorola deve assumir a produção de futuros smartphones do Google (Reprodução)

O sucessor do Nexus S será fabricado pela Samsung, mas a Motorola deve assumir a produção de futuros smartphones do Google (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 10 de setembro de 2011 às 10h30.

São Paulo — Vêm se acumulando os indícios de que a Samsung prepara um novo smartphone com a marca Google. O Nexus Prime, que deve ser lançado em outubro, será o primeiro com o novo sistema Android 4, conhecido pelo codinome Icecream Sandwich. Se os rumores sobre ele se confirmarem, será um dos mais poderosos smartphones no mercado. E vai chegar às lojas no mesmo mês em que a Apple deve lançar o iPhone 5.

O Nexus Prime vai ser o terceiro smartphone do Google, depois do Nexus One, fabricado pela HTC, e do Nexus S, também da Samsung. Deve ser o último aparelho projetado pelo Google em parceria com a empresa coreana. Como o Google está adquirindo a Motorola, é natural que essa empresa fabrique os modelos futuros da série Nexus.

Em maio, durante o evento Google I/O, Andy Rubin, vice-presidente sênior do Google, confirmou que a empresa estava trabalhando num novo modelo. Ele disse que o objetivo do Google, com a marca Nexus, era ter sempre um smartphone tão avançado quanto possível, como forma de estabelecer uma padrão de comparação no mercado. Mas Rubin não forneceu mais detalhes sobre como será o novo Nexus e nem quando ele estará à venda. 

Um celular, vários nomes

Por enquanto, há apenas informações não oficiais sobre o smartphone. Elas têm aparecido de várias fontes como o noticiário coreano Electronic Times, o site especializado Oled Display e o blog BRG. Essas notícias identificam o aparelho por denominações variadas como Nexus 3, Nexus 4G, Samsung GT-I9250 e Nexus Prime, que parece ser o nome definitivo. Apesar dessa multiplicidade de nomes, as descrições indicam que se trata do mesmo modelo. 


De acordo com os relatos, o Nexus Prime terá uma nova tela de alta resolução (1.280 x 720 pixels) de 4,5 polegadas que a Samsung vem chamando de Super Amoled HD (a tela do Galaxy S II é chamada de Super Amoled Plus). Para poder processar imagens tão detalhadas, o Nexus Prime traria um poderoso processador com dois núcleos e frequência de trabalho de 1,5 GHz. Ele também poderá usar redes celulares de quarta geração, do tipo LTE, para acesso rápido à internet.

O Ice Cream Sandwich vai unificar os dois ramos hoje existentes do sistema operacional. O Android 2 é usado em smartphones, enquanto o Android 3, conhecido como Honeycomb, é específico para tablets. Já o Android 4 vai rodar nos dois tipos de aparelhos.

Além disso, o Android 4 deve eliminar os botões encontrados abaixo da tela dos smartphones com Android, como Home e Voltar. O usuário passará a usar a tela sensível ao toque para acionar esses comandos. Ele também vai facilitar a ligação, por meio de conectores USB, de uma variedade de periféricos – teclado, mouse e controladores para jogos, por exemplo – a smartphones e tablets.

Lançamento em outubro?

A data lançamento também tem sido tema de rumores. Há quem diga que será no dia 4 de outubro. Sabe-se que a Apple deve começar a vender o iPhone 5 no dia 7 de outubro. A Samsung e o Google teriam escolhido o dia 4 de outubro para chegar à frente da turma da maçã, o que torna a disputa interessante para o consumidor. O que é praticamente certo é que os dois rivais estarão nas lojas, ao menos nos Estados Unidos, neste segundo semestre. Resta esperar que cheguem ao Brasil logo.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaiPhoneiPhone 5SamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro