Tecnologia

Google é multado nos EUA por impedir inquérito

FCC multou a empresa em 25 mil dólares por "impedir e atrasar" investigação

Processo está relacionado ao Google Street View (Sean Gallup/Getty Images)

Processo está relacionado ao Google Street View (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2012 às 15h24.

São Paulo - A Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA ordenou uma multa de 25 mil dólares ao Google por "deliberadamente impedir e atrasar" uma investigação sobre coleta de dados.

A multa ordenada pela FCC é referente aos dados de redes Wi-Fi coletados pelo Google nos Estados Unidos. Segundo o The New York Times, a decisão entra em contradição com um inquérito realizado pela FCC em 2010. Na investigação, a FCC aceitou as explicações do Google para o episódio de coleta de dados pelo Street View, afirmando que seriam criados mecanismos internos de controle sobre as informações.

De acordo com a FCC, desde então o Google falhou repetidas vezes em atender a requisições por e-mail e se recusou a identificar os profissionais envolvidos no projeto. O relatório afirma que o Google "considerou que vasculhar os e-mails de seus funcionários seria ´uma tarefa demorada e onerosa´". O Google também teria reduzido seus esforços para aprender mais sobre os dados coletados por conta do principal envolvido, um engenheiro não identificado, teria invocado o direito da Quinta Emenda contra a auto-incriminação.

Ao pedir ao Google para identificar os responsáveis pelo programa, a empresa rebateu a FCC afirmando que essa ação "não serviria nenhum propósito", segundo o relatório.

O Google ainda mantém controle sobre os dados, mas afirma nunca ter examinado seu conteúdo em detalhe ou mesmo utilizado as informações em seus produtos e serviços.

Mesmo que os planos do Google com os dados não sejam claros, a multa e relatório da FCC levantam novas questões sobre privacidade na web. Quanto mais uma empresa como Google e Facebook conhecerem seus usuários, mais interessantes serão para anunciantes - sua principal fonte de receita.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle Street ViewTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO