Tecnologia

Google Drive deve chegar na próxima semana com 5 GB grátis

O serviço do Google vai armazenar fotos, músicas e outros arquivos na nuvem, competindo com o iCloud, da Apple, e com o Dropbox

Os serviços de armazenamento na nuvem permitem ter acesso aos mesmos arquivos no PC, no smartphone e no tablet (Reprodução)

Os serviços de armazenamento na nuvem permitem ter acesso aos mesmos arquivos no PC, no smartphone e no tablet (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 17 de abril de 2012 às 15h01.

São Paulo — O Google Drive, esperado serviço de armazenamento de arquivos pessoais do Google, deve estrear na próxima semana, provavelmente na terça-feira. Ele vai permitir armazenar fotos, músicas e outros arquivos na nuvem. Deve oferecer 5 GB de espaço gratuito, competindo com o iCloud, da Apple; o SkyDrive, da Microsoft; e o popular Dropbox.

A informação sobre a data, não oficial, é do site The Next Web, que diz ter conseguido um documento de um parceiro do Google com detalhes sobre o serviço. Ele deverá ser compatível com iPhone, Android, Windows e Mac. Não há surpresas nessas afirmações. O novo serviço do Google é assunto de rumores há meses, e a provável estreia neste mês já vinha sendo antecipada

Por enquanto, o Google permite armazenar arquivos na internet apenas em repositórios específicos de cada um dos seus serviços online – documentos no Google Docs, fotos no Picasa, vídeos no YouTube etc. Com a estreia do Google Drive, arquivos com diversos tipos de conteúdo poderão ser reunidos num único local.

O usuário vai poder manter cópias dos arquivos no smartphone, no tablet e no computador pessoal. Aplicativos vão se encarregar de manter os arquivos sincronizados, de modo que a versão mais recente esteja sempre disponível em todos esses dispositivos – mesmo quando não houver acesso à internet. É como trabalha o Dropbox, por exemplo.


O Google Drive deve reforçar o Android para competir com o iPhone. Quando alguém fotografar usando um smartphone com Android, a foto poderá ser copiada automaticamente para a nuvem. Assim, ficará visível em qualquer dispositivo compatível conectado à internet. Esse recurso já existe no iPhone, que trabalha conectado ao iCloud, e no Windows Phone, que usa o SkyDrive como área de armazenamento.

A capacidade de 5 gigabytes grátis é a mesma oferecida pela Apple no iCloud e pela Amazon no seu Cloud Drive – outro serviço concorrente. Nesse quesito, o Google só deve perder para o SkyDrive, que reserva generosos 25 GB gratuitos para cada usuário.

Mas capacidade não é tudo. O Dropbox, apesar de oferecer apenas 2 GB grátis, é popular por ser muito prático e fácil de usar. Se o Google conseguir combinar a praticidade do Dropbox com uma boa oferta de espaço gratuito, pode ser um concorrente forte nessa área.

A compatibilidade com os principais smartphones, tablets e computadores pessoais é esperada, já que é fundamental para o sucesso do Google Drive. Resta, agora, aguardar até a próxima semana para ver se a data divulgada por The Next Web se concretiza.

Acompanhe tudo sobre:AndroidComputação em nuvemEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleiCloudInternetServiços onlineTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo