Tecnologia

Google diz que Street View coletou e-mails e senhas

Segundo a empresa, carro do serviço recebeu as informações inadvertidamente

Carros do Street Views: segundo o Google, política de privacidade está sendo reforçada (Sean Gallup/GETTY IMAGES)

Carros do Street Views: segundo o Google, política de privacidade está sendo reforçada (Sean Gallup/GETTY IMAGES)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2010 às 17h27.

São Francisco, EUA - O Google admitiu que uma frota de carros com equipamentos sem fio (wireless) inadvertidamente recolheu e-mails e senhas de usuários de computadores em vários países, e afirmou que está alterando suas práticas de privacidade.

Os carros do Google Street View, que são conhecidos em todo o mundo por tirar fotos panorâmicas das ruas das cidades, coletam os dados. A companhia disponibiliza essas imagens em seus mapas disponibilizados na Internet.

A companhia disse que quer apagar os dados assim que for possível. O Google anunciou que a confusa coleta de dados aconteceu em maio, mas disse que as informações coletadas são tipicamente limitadas a "fragmentos" de dados, visto que os carros estavam sempre em movimento.

Desde então, reguladores de vários dos mais de 30 países onde os carros operaram inspecionaram os dados.

"Ficou claro nas inspeções que embora a maioria dos dados seja fragmentada, em alguns casos e-mails e endereços de Internet completos foram capturados, assim como senhas", disse o vice-presidente de Engenharia e Pesquisa do Google, Alan Eustace, em um blog da companhia nesta sexta-feira.

O Google disse ainda que indicou Alma Whitten como diretora de Privacidade para Engenharia e Gestão de Produtos, e que a companhia incluiu novos procedimentos internos que solicitam que seja mantido um documento de concepção de privacidade, que grava como os registros dos usuários são armazenados.

A empresa também disse que aumentou seus treinamentos de privacidade para engenheiros e outros grupos importantes dentro da companhia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetseguranca-digitalTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo