Tecnologia

Google divulga protótipo funcional de smartphone modular

O protótipo foi exibido durante uma das palestras na conferência Google I/O pelo diretor do Project Ara, Paul Eremenko.

ara (Reprodução/Mashable)

ara (Reprodução/Mashable)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2014 às 17h22.

Desenvolvedores tiveram a chance de conhecer o primeiro protótipo funcional do Project Ara, o projeto de smartphone modular do Google que fora detalhado no início do ano pela empresa — e uma das heranças que vieram com a compra da Motorola. 

O protótipo foi exibido durante uma das palestras na conferência Google I/O pelo diretor do Project Ara, Paul Eremenko. 

Eremenko afirmou que o protótipo ainda estava em laboratório até algumas semanas atrás e então passou a ser testado pela equipe do Project Ara.

Durante a exibição no Google I/O, o smartphone enfrentou dificuldades para carregar o software por completo, mas não desapontou os desenvolvedores presentes. Eremenko explicou que o projeto ainda encontra muitos desafios, incluindo a dificuldade para se construir uma nova tecnologia e transformá-la em um produto que tenha apelo ao consumidor. 

Para a equipe do Project Ara, o design é extremamente importante para que o consumidor consiga associar o smartphone a um produto modular e não apenas um visual quadrado. Para isso o Google trabalha em conjunto com a empresa New Deal Design para resolver esse desafio.

Além disso, Eremenko também anunciou a primeira competição para desenvolvedores envolvendo o Project Ara. Equipes precisam criar soluções para um dos módulos do smartphone e enviar para o Google até o dia 1º de setembro. O prêmio para o vencedor será de 100 mil dólares.

O chefe do Project Ara afirmou que esta será a primeira de uma série de competições envolvendo o projeto. As últimas informações cedidas pelo Google apontavam a produção e venda comercial do smartphone para 2015 a partir de 50 dólares.

Clique para abrir o link no navegador
Embed da galeria:
Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle I/OIndústria eletroeletrônicaINFOSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda

Os reis da TV: Netflix e YouTube acirram disputa pelo controle da televisão em casa

xAI pede desculpas por mensagens extremistas de seu assistente de IA Grok

CEO admite que queimava US$ 2,6 milhões por mês e explica como salvou a empresa