Tecnologia

Google deve lançar novo tablet Nexus ainda neste ano

Com tela de 9 polegadas, novo tablet Nexus, do Google, deve ser fabricado pela HTC. É má notícia para os brasileiros, já que a HTC não atua no Brasil


	Nexus One: HTC faz sua primeira parceria com o Google desde 2010
 (Robert Galbraith-Pool/Getty Images)

Nexus One: HTC faz sua primeira parceria com o Google desde 2010 (Robert Galbraith-Pool/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 22 de setembro de 2014 às 14h35.

São Paulo – O Google deve lançar seu novo tablet da linha Nexus ainda neste ano. Tradicionalmente, a empresa se junta a um grande fabricante para fazer o seu dispositivo oficial. A data de lançamento, apontam rumores, deve ser o dia 8 de outubro.

A escolhida para o Nexus 9 (nome pelo qual estão chamando o tablet) é a HTC. Isso trará à HTC de volta a dois mundos. O primeiro é o dos tablets. Desde 2011 a empresa não se arrisca a fabricar esses dispositivos.

O outro é o mundo Nexus. A HTC e o Google já fizeram uma parceria em 2010, com o Nexus One, o primeiro smatphone da linha Nexus (o atual, Nexus 5, é feito pela LG).

A parceria foi confirmada pelo Wall Street Journal com fontes ligadas às empresas. As informações são que o tablet virá com uma tela de nove polegadas.

De acordo com o WSJ, após o fracasso de seu último modelo, os executivos da HTC juraram não fabricar novos tablets até que aparecesse uma boa razão para isso. A parceria com o Google na linha Nexus é razão mais do que suficiente para que a HTC se aventure novamente nesse mercado.

O novo tablet deve vir com um processador da Nvidia, o Tegra K1, um novo chip com alta capacidade de processamento. Ele deve vir rodando o Android L, a nova versão do sistema do Google que ainda será lançada oficialmente, até o final deste ano.

Para os brasileiros, a notícia não é positiva. A HTC deixou de atuar por aqui há alguns anos. Como a distribuição e manutenção dos dispositivos Nexus é feita pelas fabricantes, será difícil ver o Nexus 9 sendo comercializado por aqui.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleHTCIndústria eletroeletrônicaLGNexusNvidiaRumores techSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma