Tecnologia

Google deve lançar novo tablet Nexus ainda neste ano

Com tela de 9 polegadas, novo tablet Nexus, do Google, deve ser fabricado pela HTC. É má notícia para os brasileiros, já que a HTC não atua no Brasil


	Nexus One: HTC faz sua primeira parceria com o Google desde 2010
 (Robert Galbraith-Pool/Getty Images)

Nexus One: HTC faz sua primeira parceria com o Google desde 2010 (Robert Galbraith-Pool/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 22 de setembro de 2014 às 14h35.

São Paulo – O Google deve lançar seu novo tablet da linha Nexus ainda neste ano. Tradicionalmente, a empresa se junta a um grande fabricante para fazer o seu dispositivo oficial. A data de lançamento, apontam rumores, deve ser o dia 8 de outubro.

A escolhida para o Nexus 9 (nome pelo qual estão chamando o tablet) é a HTC. Isso trará à HTC de volta a dois mundos. O primeiro é o dos tablets. Desde 2011 a empresa não se arrisca a fabricar esses dispositivos.

O outro é o mundo Nexus. A HTC e o Google já fizeram uma parceria em 2010, com o Nexus One, o primeiro smatphone da linha Nexus (o atual, Nexus 5, é feito pela LG).

A parceria foi confirmada pelo Wall Street Journal com fontes ligadas às empresas. As informações são que o tablet virá com uma tela de nove polegadas.

De acordo com o WSJ, após o fracasso de seu último modelo, os executivos da HTC juraram não fabricar novos tablets até que aparecesse uma boa razão para isso. A parceria com o Google na linha Nexus é razão mais do que suficiente para que a HTC se aventure novamente nesse mercado.

O novo tablet deve vir com um processador da Nvidia, o Tegra K1, um novo chip com alta capacidade de processamento. Ele deve vir rodando o Android L, a nova versão do sistema do Google que ainda será lançada oficialmente, até o final deste ano.

Para os brasileiros, a notícia não é positiva. A HTC deixou de atuar por aqui há alguns anos. Como a distribuição e manutenção dos dispositivos Nexus é feita pelas fabricantes, será difícil ver o Nexus 9 sendo comercializado por aqui.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleHTCIndústria eletroeletrônicaLGNexusNvidiaRumores techSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp