Tecnologia

Google deve anunciar tablet e novo Android hoje

O evento Google IO começa nesta quarta-feira, 13:30, com novidades que devem incluir um tablet e o novíssimo Android Jelly Bean

Uma nova escultura, representando o Android Jelly Bean, foi acrescentada à sede do Google (Google)

Uma nova escultura, representando o Android Jelly Bean, foi acrescentada à sede do Google (Google)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 27 de junho de 2012 às 10h28.

São Paulo — O Google inicia hoje, às 13:30 (hora de Brasília), sua conferência anual Google IO. O evento acontece em São Francisco, na Califórnia, e vai até sexta-feira. Na sessão de abertura (que terá cobertura ao vivo de EXAME.com), a empresa deve apresentar o novo Android Jelly Bean e, possivelmente, o primeiro tablet com a marca Google. 

Reforçando os rumores de que uma nova versão do Android será anunciada no Google IO, a empresa colocou, no Googleplex – sua sede em Mountain View, Califórnia – uma escultura dos docinhos Jelly Beans (foto acima). O Google ainda não divulgou qual será o número da nova versão, mas as apostas apontam para 4.1, sucedendo o Android 4.0, conhecido como Ice Cream Sandwich.

O nome Jelly Bean é a parte da tradição do Android. As sucessivas versões do sistema operacional móvel do Google vem sendo identificadas por nomes de doces ordenados alfabeticamente: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb e Ice Cream Sandwich. 

Nexus 7

Se a empresa já praticamente confirmou que o anúncio do Jelly Bean é iminente, ela permanece calada sobre um possível tablet com a marca Google. Os rumores sobre esse suposto tablet são abundantes e consistentes. Assim, é quase certo que a nova versão do Android faça sua estreia nele. Eles apontam para um tablet enxuto de 7 polegadas.


O aparelho teria opções de 8 e 16 gigabytes de capacidade, com acesso à internet via Wi-Fi apenas. Os preços, nos Estados Unidos, seriam de 199 e 249 dólares, respectivamente. O tablet deverá ser fabricado pela Asus e poderá ser chamado de Google Nexus 7, adotando o nome da linha de smartphones que leva a marca do Google.

O Google tem variado seus parceiros nessa área. O primeiro smartphone Google Nexus era produzido pela HTC. O segundo e o terceiro modelos dessa família – o Nexus S e o Galaxy Nexus – são resultados de uma parceria com a Samsung. Apesar de o Google ter comprado a Motorola, essa estratégia de múltiplos parceiros parece continuar valendo.

Se os rumores estiverem corretos, o Nexus 7 vai competir diretamente com o Kindle Fire, da Amazon, e com o Nook Tablet, da Barnes & Noble. Essas duas empresas vendem seus tablets apenas nos Estados Unidos. O Google e a Asus, com atuação global, podem levar o Nexus 7 a muito mais países. Considerando o baixo preço previsto, esse aparelho deve acelerar ainda mais a popularização dos tablets.

Larry Page

Há alguns dias, o Google divulgou que o CEO Larry Page não vai participar do Google IO. Ele estaria com problemas na garganta que o impedem de falar. A notícia gerou especulações sobre a possibilidade de Page ter alguma doença grave – algo que ele próprio desmentiu num e-mail aos funcionários da empresa. Não se sabe quem vai comandar a apresentação principal. O principal candidato é o chairman Eric Schmidt, mas é possível que o cofundador Sergey Brin também participe, assim como outros executivos da empresa.

O vídeo abaixo mostra a chegada da escultura do Jelly Bean ao Googleplex.

https://youtube.com/watch?v=i_QAAP2AtPo%3Frel%3D0

(vídeo acrescentado às 10:30)

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGadgetsGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro