O Google irá, a partir do próximo mês, tornar todo o desenvolvimento do Android OS interno com o intuito de otimizar o processo de desenvolvimento, segundo o site de notícias Android Authority. Mas a empresa disse que irá manter o código-fonte do Android aberto.
O sistema operacional é construído dentro do Projeto Android de Código Aberto (AOSP), cujos lançamentos ficam dentro da Licença Apache 2.0, que permite modificação, distribuição do sistemas baseados no AOSP.
Assim como muitos projetos de código aberto, o AOSP aceita contribuição de terceiros, embora a empresa conduza a maior parte do processo. A companhia tem a palavra final sobre quais códigos serão integrados ao AOSP e quando a nova versão é liberada.
Até então, alguns componentes do sistema operacional eram desenvolvidos dentro do braço AOSP, mas a maioria deles, inclusive a arquitetura do Android, são feitos de forma privada pela empresa.
Segundo o Android Authority, com frequência, a ramificação do AOSP fica para trás do que foi produzido internamente pelo Google. A diferença fica visível ao comparar a disponibilidade de API e recursos entre o construído pelo AOSP e a última versão do Android 16 Beta, feito pela equipe interna do Google.
A discrepância faz com que a empresa gaste tempo e esforços juntando os patches do AOSP com o que foi produzido pela empresa, e conflitos ocorrem com frequência.
Apesar de a empresa continuar publicando o código-fonte do Android, a frequência disso irá mudar para componentes específicos do sistema operacional. O código-fonte das alterações só será liberado quando o Google publicar uma nova ramificação contendo essas alterações.
- 
	
	
		
			1/7
		
		
		(O MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), em Cambridge, Massachusetts, desenvolveu o sistema de diagnóstico de câncer de mama baseado em IA, reduzindo erros em 15%.)
	
 - 
	
	
		
			2/7
		
		
		(O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)
	
 - 
	
	
		
			3/7
		
		Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.
		(Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.)
	
 - 
	
	
		
			4/7
		
		
		(O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
	
 - 
	
	
		
			5/7
		
		
		(O Baidu Research Lab, em Pequim, China, é conhecido por seu sistema de reconhecimento de voz Deep Speech, que alcançou uma precisão de 97% na transcrição de áudio, superando as tecnologias anteriores.)
	
 - 
	
	
		
			6/7
		
		
		(O Berkeley Artificial Intelligence Research (BAIR) Lab, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, criou algoritmos avançados de robótica, incluindo o Dex-Net, que melhorou a precisão da manipulação robótica em 99%.)
	
 - 
	
	
		
			7/7
		
		
		(O centro da Meta AI Research SuperCluster (RSC) tem um dos supercomputadores de IA mais rápidos da atualidade. Com ele, a empresa desenvolveu o sistema de tradução automática baseado em IA que suporta mais de 100 idiomas, melhorando a comunicação global em plataformas sociais da empresa.)