Tecnologia

Google Cultural Institute oferece visitas virtuais a quatro museus brasileiros

Google Cultural Institute disponibiliza a partir de hoje (3) na internet 749 itens de quatro museus brasileiros

Google Cultural Institut (Lucas Agrela)

Google Cultural Institut (Lucas Agrela)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 22h26.

O Google Cultural Institute disponibiliza a partir de hoje (3) na internet 749 itens de quatro museus brasileiros: Instituto Inhotim, Fundação Iberê Camargo, Instituto Moreira Salles e Museu da Imagem e Som de São Paulo.

As galerias estão acessíveis por meio do serviço Street View, exceto as do Museu da Imagem e Som. Desde junho deste ano, a visita virtual ao Museu do Futebol também é oferecida na web pelo Google Cultural Institute. Além disso, é possível ver as galerias do MAM, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu da Língua Portuguesa.

Há ainda três novas imagens que retratam a sociedade brasileira no início do século passado em alta resolução, com possibilidade de ver com qualidade os detalhes ao ampliar. Essas fotografias têm a tecnologia chamada pelo Google de gigapixel.

O anúncio foi feito em um evento em São Paulo que contou com a apresentação do ator Dan Stulbach, que falou em nome de Victor Ribeiro e Fabio coelho, respectivamente diretor global do Cultural Intitute e presidente do Google Brasil.

"Por que não usar a internet para ampliar o acesso a cultura?", disse Stulbach sobre a iniciativa do Google.

Startup dentro do Google, o Cultural Institute surgiu em 2011, como uma entidade sem fins lucrativos e atualmente está presente em 50 países.

"Entendemos de tecnologia e inovação. De arte, quem entende são os nossos parceiros", afirmou Ribeiro. "A visita virtual não substitui a presencial, não igual a você entrar no prédio, sentir o cheiro e ver as obras. Essa é uma experiência única."

Fabio Coelho diz que está muito feliz com esse projeto. "Isso é so o começo.Tem muito mais vindo aí", declarou se referindo ao avanço do projeto esperado para  2014.

As imagens dos museus e dos 749 itens históricos foram capturados pela equipe do Google com um equipamento de fotografia que pesa 24 kg e fica pendurada como uma mochila nas costas dos funcionários. O aparelho tem autonomia de bateria de 7h30.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não