Tecnologia

Google cria mapa 3D das buscas

Usando sua nova tecnologia WebGL, o Google mapeou a origem das buscas feitas no site e o idioma empregado nelas. O resultado é o gráfico chamado Search Globe

O Google Search Globe mostra a origem das buscas feitas no site e o idioma empregado nelas (Reprodução)

O Google Search Globe mostra a origem das buscas feitas no site e o idioma empregado nelas (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2011 às 10h50.

São Paulo -- O Google apresentou, nesta quinta-feira (5), uma nova ferramenta que exibe, por meio de um globo em 3D, a origem geográfica das buscas realizadas no site. Chamada Search Globe, a ferramenta indexa as buscas do dia e diferencia os idiomas usados em determinada região a por meio de cores diferentes. O resultado é uma mistura de feixes de cores partindo do globo.

A ferramenta também é útil para analisar a densidade dos acessos à internet ao redor do mundo. Na América do Norte e na Europa, por exemplo, o uso da web é muito intenso, enquanto na África existem grandes vazios digitais.

O Search Globe foi desenvolvido pela equipe Google Data Arts usando o WebGL, nova tecnologia para navegadores que aproveita a capacidade do computador para elaborar gráficos em 3D de forma rápida. Esse recurso nao funciona em qualquer computador. Para rodar, o Search Globe exige boa capacidade de processamento e conexão de qualidade.

Acompanhe tudo sobre:BuscaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleLocalizaçãoMapasTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Dois anos depois, Meta mantém vivos ideais do antigo Twitter com Threads integrado ao Fediverse

Startup de US$ 12 bilhões de Mira Murati, ex-OpenAI, tem investimentos da Nvidia e Jane Street

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones