Tecnologia

Google cria câmpus para startups em São Paulo

A maioria das atividades é gratuita ou tem um custo de inscrição baixo para as startups


	Google: a inauguração do Campus São Paulo está prevista para 2015
 (Getty Images)

Google: a inauguração do Campus São Paulo está prevista para 2015 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2014 às 09h54.

São Paulo - As startups brasileiras vão ganhar um novo ponto de apoio na cidade de São Paulo bancado pelo Google. A gigante da internet anunciou ontem o lançamento no Brasil do Campus Google - um escritório colaborativo para estimular o ensino do empreendedorismo, a formação de redes de contatos entre empreendedores e o nascimento de empresas de alto impacto (aquelas com negócio inovador e forte potencial para rápido crescimento).

Os escritórios colaborativos do Google fazem parte do projeto Google for Entrepreneurs e já funcionam em Londres (Inglaterra), Tel Aviv (Israel) e Varsóvia (Polônia).

Eles oferecem estrutura parecida à das aceleradoras de startups disponíveis hoje no mercado - que funcionam como escola para empreendedores, realizando eventos, aulas e colocando jovens empreendedores em contato com profissionais mais experientes.

A diferença é que várias atividades acontecem ao mesmo tempo dentro do Campus, como os programas de aceleração, palestras, maratonas de programação, entre outros. A maioria das atividades é gratuita ou tem um custo de inscrição baixo para as startups.

No Campus São Paulo, os empreendedores receberão orientação e treinamento de integrantes da comunidade local de startups, incluindo profissionais experientes e de sucesso no mercado de tecnologia brasileiro e especialistas do Google.

Os empreendedores também terão acesso à internet banda larga e a um escritório compartilhado, modelo que, segundo o Google, é propício ao surgimento de grandes ideias.

"Brasileiros são empreendedores por natureza. Apesar dos muitos obstáculos e da comum falta de recursos, eles conseguem superar desafios, inovar e construir grandes negócios", disse, em nota, a gerente do Programa de Parcerias da Google for Entrepreneurs, Bridgette Beam.

"Em todo o País, diversas startups estão criando produtos, gerando vagas de trabalho e transformando a experiência dos usuários na internet e em plataformas móveis, muitas vezes, em escala global. Nós acreditamos que este é apenas o começo."

A inauguração do Campus São Paulo do Google está prevista para o início de 2015. Nos próximos meses, o Google deve divulgar o endereço e mais detalhes sobre as atividades a serem oferecidas no local.

A empresa tem escolhido cidades com ecossistemas de startups emergentes para abrigar seus escritórios colaborativos, em vez de optar por mercados já estabelecidos, como o Vale do Silício, nos EUA. Em Londres, o Campus inaugurado em abril de 2012 tem mais de 20 mil membros e só em 2013 realizou mais de 1,1 mil eventos e mil sessões de "mentoria" - quando um profissional experiente aconselha um iniciante.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEscolasGoogleStartupsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa

Estamos perto de um mundo sem senhas, diz Ann Johnson, da Microsoft

BYD supera Tesla em receita trimestral: expansão de veículos e controle de custos

Miopia no balanço: divisão de óculos de VR de Zuckerberg amargou prejuízo de US$ 4,4 bi