Tecnologia

Google comprou Motorola para proteger Android, diz Sony Ericsson

O sistema operacional para smartphones é vítima de disputas judiciais de empresas rivais

A Apple, inclusive, obteve sua primeira vitória nos tribunais, barrando a venda de dispositivos com Android fabricados pela Samsung (Laihiu)

A Apple, inclusive, obteve sua primeira vitória nos tribunais, barrando a venda de dispositivos com Android fabricados pela Samsung (Laihiu)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2011 às 13h42.

Berlim - A fabricante de smartphones Sony Ericsson considera a aquisição da Motorola Mobility pelo Google como um movimento para proteger o sistema operacional Android contra disputas judiciais de rivais.

Os mais recentes smartphones da Sony Ericsson utilizam o Android, e a companhia é uma das principais comercializadoras da plataforma globalmente.

O Google e fabricantes de dispositivos que utilizam a plataforma têm enfrentado diversas disputas legais da Apple, Microsoft e outras empresas.

A Apple, inclusive, obteve sua primeira vitória nos tribunais, barrando a venda de dispositivos com Android fabricados pela Samsung Electronics.

"É importante, para nós, proteger a cadeia do Android", disse o diretor de marketing de produtos na Sony Ericsson, Nikolaus Scheurer, à Reuters.

No mês passado, o Google concretizou sua maior aquisição, ao adquirir a Motorola Mobility por 12,5 bilhões de dólares, entrando em um mercado de produção com baixas margens e rivalizando com muitos dos outros 38 fabricantes que utilizam o software Android.

"O Google confirmou que isso não transforma a empresa em uma fabricante de hardware. Acredito que a participação de mercado global da Motorola esteja em torno de 15 por cento com o Android... todo mundo concordará que não faz sentido arriscar 85 por cento de seu negócio", disse Scheurer.

A Sony Ericsson, por outro lado, também manteve a opção de utilizar a plataforma Windows Phone, da Microsoft, em seus smartphones, mas há vários trimestres não apresenta um modelo com este sistema.

Acompanhe tudo sobre:AndroidConcorrênciaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFusões e AquisiçõesGoogleIndústria eletroeletrônicaMotorolaProcessos judiciaisSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não