Tecnologia

Google compra empresa que faz robôs impressionantes – veja

Cachorros robóticos que andam em qualquer terreno e gatos mais rápidos que Usain Bolt fazem parte do portfólio da Boston Dynamics, comprada pelo Google nesta sexta


	Robô LS3, da Boston Dynamics, comprada pelo Google: "animais" chegam em qualquer lugar - e conseguem ser ao mesmo tempo espetaculares e amedrontadores
 (Divulgação)

Robô LS3, da Boston Dynamics, comprada pelo Google: "animais" chegam em qualquer lugar - e conseguem ser ao mesmo tempo espetaculares e amedrontadores (Divulgação)

share
DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2013 às 12h54.

São Paulo – O Google comprou nesta sexta-feira a Boston Dynamics, empresa conhecida por desenvolver robôs ao mesmo tempo espetaculares e levemente amedrontadores (veja vídeos abaixo). A aquisição foi adiantada pelo The New York Times, mas o valor não foi revelado.

De acordo com o jornal norte-americano, é a oitava aquisição da gigante da internet na área da robótica em seis meses, o que só aumenta as suspeitas de que ela estaria planejando algo grande no desenvolvimento de sistemas autômatos.

Entre as principais criações da Boston Dynamics, está o Big Dog (Cachorro Grande, em português). Vídeo no YouTube de 2008, com mais de 15 milhões de acessos, mostra o que ele é capaz.

A barulhenta máquina anda na neve, se recusa a cair mesmo em piso enlameado ou quando chutada e ainda atravessa obstáculos.

A Boston Dynamics trabalha com o Pentágono e a Darpa, agência de tecnologia de defesa dos Estados Unidos. Foi criada em 1992 por estudantes do MIT.

O Google afirmou que não irá publicar informações financeiras sobre esta ou as últimas aquisições. Segundo o NYT, os contratos em vigor serão respeitados, mas não há intenção de prosseguir na área militar.

Um dos robôs da empresa, chamado de Cheetah, corre mais que o medalhista olímpico Usain Bolt, atingindo 46 quilômetros por hora.

Outros, como o LS3 (que ilustra esta matéria), andam em qualquer terreno e foram criados para carregar suprimentos para militares em missões oficiais. Detalhe: ele segue o líder do grupo automaticamente. Não é necessário controlá-lo.

Veja a seguir vídeos de três criações da empresa:

BigDog

 
//www.youtube.com/embed/W1czBcnX1Ww


WildCat

 
//www.youtube.com/embed/wE3fmFTtP9g

LS3

//www.youtube.com/embed/R7ezXBEBE6U

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFusões e AquisiçõesGoogleRobôsRobóticaTecnologia da informaçãoVídeos de tecnologia

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos