Tecnologia

Google compra empresa brasileira de busca

Companhia será transformada no centro de desenvolvimento do Google para a América Latina

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.

A brasileira Akwan Information Technologies, empresa que desenvolve sistemas de buscas pela internet, é a primeira aquisição da americana Google no Brasil. Com sede em Belo Horizonte, a Akwan tinha como sócios a Universidade de Minas Gerais e o fundo brasileiro Fir Capital e irá se transformar no centro de pesquisa e desenvolvimento do Google para a América Latina. Os valores do negócio não foram revelados.

Eric Schmidt, presidente mundial do Google, afirmou recentemente que sua maior preocupação não é enfrentar a concorrência do Yahoo! e da Microsoft , mas melhorar a qualidade da sua própria mão-de-obra. Para elevar o nível da equipe, a companhia está abrindo novas unidades de desenvolvimento nos Estados Unidos e em outros países, como a Índia e, agora, o Brasil. De acordo com ele, os centros devem contar com 150 a 200 funcionários, "volume grande o bastante para estimular a criatividade, mas pequeno o suficiente para encorajar iniciativas individuais".

Os fundadores da Akwan, que nasceu no final da década de 90, são os mesmos da antiga Miner, que desenvolveu o primeiro sistema brasileiro de busca na web e que foi vendida, em 1998, para o provedor de internet Universo Online. Depois da venda, parte da equipe voltou a se reunir e, em parceria com o Fir Capital, montaram a nova empresa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online