Tecnologia

Google compra aplicativo de backup e compartilhamento de fotos Odysee

Companhia compra aplicativo para Android e iOS que permite fazer o backup automático e privado de fotos e vídeos do celular para o PC

Odysee (Reprodução/ Vimeo/ Odysee)

Odysee (Reprodução/ Vimeo/ Odysee)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2015 às 11h46.

O Google+ pode ganhar novos recursos de compartilhamento offline e privacidade em seu serviço de armazenamento de fotos em breve.

Isso porque a companhia acaba de comprar o Odysee, um aplicativo para Android e iOS que permite fazer o backup automático de fotos e vídeos capturados no dispositivo direto para o computador.

Ele também permite que os usuários compartilhem fotos em modo privado com outras pessoas e tem um API para integrar o serviço com outros apps.

A compra foi anunciada no próprio site da empresa e uma notificação foi enviada para os usuários do app. O aplicativo será descontinuado em 23 de fevereiro e a equipe do Odyssee passará a trabalhar para o Google+. Aqueles que tiverem arquivos armazenados no serviço poderão baixar tudo por meio de um arquivo. 

O Odysee foi criado pela Nimbuz e funcionava no modelo freemium: era gratuito pelos primeiros doze meses, e quem quisesse continuar usando o app pagava 5 dólares por ano.

Uma das características mais interessantes sobre o serviço é que ele oferece opção de armazenamento dentro do próprio PC do usuário, e não em uma nuvem pública. Ao mesmo tempo, ele permite que o internauta acesse suas fotos e vídeos mesmo que o computador esteja offline ou em uma conexão de internet lenta.

Outro recurso que destaca o app em relação a outros serviços de fotos é sua abordagem usada para compartilhar fotos com outros usuários. Ele tem sua própria rede de "seguidores e seguidos" baseada em grupos de famílias ou amigos que também usam o aplicativo, com opção para enviar um link dos arquivos para os não-usuários do serviço. Confira mais sobre o Odysee no vídeo abaixo:

//player.vimeo.com/video/109956897

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFotografiaGoogleINFOPrivacidadeSoftwareTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

SpaceX obtém aprovação dos EUA para aumentar lançamentos do foguete Starship a partir do Texas

Samsung Wallet ganha recurso para transferências de dinheiro com um toque nos EUA

Spotify lança métrica que mostra quantas vezes um episódio de podcast foi ouvido ou assistido

OpenAI está perto de comprar por US$ 3 bi a startup Windsurf, que faz códigos com IA