Tecnologia

Google Chrome ganha busca por voz similar à de smartphones

Recurso 'Ok Google' pode ser ativado sem as mãos, como em um smartphone, mas ainda está apenas na versão beta do Chrome e funciona só em inglês

chrome (Getty Images)

chrome (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 10h25.

Pouco depois de lançar o Chrome 33, o Google disponibilizou o beta da versão 34 de seu navegador. E ela traz como novidade mais interessante um sistema de busca por voz “hands-free”: basta abrir uma nova aba e dizer “Ok Google” e os termos que deseja procurar, de forma parecida com o que acontece em smartphones.

O recurso dispensa a instalação de um plugin, exigida nas edições anteriores do browser, mas ainda funciona apenas em inglês. Ele não se limita a buscas e a perguntas, aliás, e você ainda pode pedir para que o Chrome programe um despertador ou lembre de algo em determinado horário – ir buscar alguém no aeroporto às seis da tarde, por exemplo.

Para ativar a função, basta acessar o site do Google na versão 34 do navegador e clicar no ícone do microfone na barra de busca. No balão que aparecer, clique em “Enable ‘Ok Google’”.

Outras novidades – A busca por voz não é o único novo recurso apresentado nessa versão beta do Chrome. O sistema de usuários supervisionados, útil para pais que querem saber o que os filhos mais novos fazem na internet, foi aprimorado, e uma mesma configuração pode ser importada para diferentes dispositivos. Assim, se a criança navega com restrições no PC, terá que lidar com as mesmas no Android.

O browser ainda passa a contar com suporte melhorado a imagens responsivas – graças a um novo atributo chamado “srcset” – e também a recursos da versão “unprefixed” da API Web Audio. Essa última novidade, segundo um post no blog dos desenvolvedores, coloca a implementação de Web Audio alinhada às especificações da W3C, e ainda oferece compatibilidade com o Firefox – uma boa notícia para os desenvolvedores.

Fora isso, os responsáveis pelo Chrome ainda adicionaram um bom “número de novas APIs para apps e extensões” e fizeram “muitas mudanças” internas para garantir maior estabilidade e melhor performance no navegador. A lista completa de modificações na versão 34 do browser está aqui, e você pode baixar o programa para Windows, Mac ou Linux. As novas funções podem seguir presentes na edição final do navegador, que deve sair em meados de março.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersChromeEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro