Inovação

Google avança sobre educação e lança cursos que podem substituir diplomas

Objetivo da empresa é atender à demanda de empresas por habilidades técnicas, algo que as universidades sempre foram acusadas de não conseguir entregar

Google: após a conclusão de um dos cursos, a empresa promete apoio na busca de emprego (LightFieldStudios/Getty Images)

Google: após a conclusão de um dos cursos, a empresa promete apoio na busca de emprego (LightFieldStudios/Getty Images)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 21 de agosto de 2020 às 15h32.

Última atualização em 2 de setembro de 2020 às 00h21.

Uma nova série de cursos profissionalizantes do Google deve atacar de frente o apelo que os diplomas universitários nas áreas de tecnologia ainda têm no mercado de trabalho nos Estados Unidos.

O programa, batizado como Google Career Certificates, vai oferecer cursos de seis meses, com valores que são uma fração do que as universidades americanas cobram. 

O objetivo é atender à demanda de empresas por profissionais com habilidades técnicas, algo que as universidades, inclusive no Brasil, sempre foram acusadas de não conseguir entregar. Como a duração é pequena, o profissional é capacitado em poucos meses. 

O Google não disse exatamente quanto custarão os novos cursos, mas um programa semelhante que a empresa já oferece na plataforma Coursera, o Certificado Profissional de Suporte de TI do Google, custa 49 dólares por mês.

Os três novos programas são:

  • Gerente de projetos
  • Análise de dados
  • UX designer

Para validar esse tipo de capacitação curta no mercado, o Google vai começar a contratar profissionais sem graduação, mas que tenham feito um dos cursos.

Em uma publicação no blog da empresa californiana, Kent Walker, vice-presidente sênior de assuntos globais, afirma que a pandemia do novo coronavírus tem colocado em xeque a educação tradicional.

"Diplomas universitários estão fora do alcance de muitos americanos, e você não deveria precisar de um diploma universitário para ter segurança econômica", escreveu. 

"Precisamos de soluções novas e acessíveis de treinamento profissional — de programas vocacionais aprimorados à educação online — para ajudar a América a se recuperar e se reconstruir."

Após a conclusão de um dos cursos, o Google promete apoio na busca de emprego. A empresa afirma que os participantes poderão compartilhar informações diretamente com os principais empregadores que contratam para empregos da área nos Estados Unidos, incluindo em empresas como Walmart, Best Buy, Intel, Bank of America, Hulu e o próprio Google.

Além disso, o Google afirma que oferecerá centenas de oportunidades de aprendizagem aos participantes que concluírem o curso. 

Os cursos ainda não estão disponíveis para inscrições, mas é possível se cadastrar na plataforma para ser notificado assim que eles estiverem no ar.

 

 

 Você já conhece a plataforma de educação da EXAME? Confira os cursos disponíveis na EXAME Academy e leve sua carreira para o próximo nível.

Acompanhe tudo sobre:CursosEducaçãoGoogle

Mais de Inovação

TikTok volta a funcionar nos EUA, após Trump anunciar que vai suspender o bloqueio

Quem é o fundador do TikTok, rede social banida dos EUA neste domingo?

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor