google-oculos-460-jpg.jpg (.)
Da Redação
Publicado em 29 de agosto de 2010 às 13h53.
São Paulo - A ferramenta de busca em tempo real do Google, que ganhou uma página própria na quinta-feira (27), permite monitorar o contéudo publicado em sites como Facebook e Twitter de uma maneira ainda mais eficiente do que os recursos de pesquisa das próprias redes sociais.
O sistema do Google Real Time já estava disponível desde abril, porém inicialmente em caráter de testes. A vantagem é que a busca não traz apenas, como o nome diz, as últimas postagens em tempo real, mas permite navegar pelo histórico das mensagens publicadas. No caso do Twitter, por exemplo, o Google permite percorrer todos os tweets publicados desde 21 de março de 2006, data da primeira postagem na rede de microblogs.
O Google explicou em um comunicado que decidiu separar a pesquisa em tempo real da interface de busca tradicional depois de perceber que nem todos os usuários queriam saber dos resultados instantâneos. A empresa ressalta ainda que não motivo para preocupação com privacidade, já que os resultados apontam apenas para mensagens postadas publicamente - os posts privados não são acessados pela ferramenta.
Leia outras notícias sobre o Google