Tecnologia

Google anuncia Tango, smartphone que gera gráficos 3D

Um projeto do Google vai permitir que smartphones produzam gráficos 3D para jogos e apps de realidade aumentada

Projeto Tango: Google pretende distribuir 200 unidades do novo smartphone até 14 de março (Reprodução/Youtube)

Projeto Tango: Google pretende distribuir 200 unidades do novo smartphone até 14 de março (Reprodução/Youtube)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 09h28.

São Paulo - O Google anunciou hoje o projeto Tango, iniciativa da empresa voltada para o desenvolvimento de um smartphone capaz de captar imagens de um ambiente ou objeto e transformá-las em gráficos 3D.

O gadget tem sensores espaciais que, combinados à câmera do smartphone, proporcionam ao aparelho a capacidade de gerar mapas 3D.

Isso pode ser útil tanto para criar guias de espaços fechados para deficientes visuais quanto para games envolvendo realidade aumentada. O novo gadget ainda não tem previsão de chegada ao mercado.

200 unidades

Desenvolvedores interessados em criar apps usando essa tecnologia podem enviar propostas por meio do site do projeto. Os autores das 200 melhores ideias receberão um protótipo do celular até o dia 14 de março.

"Nosso objetivo é dar a dispositivos móveis as habilidades humanas de perceber espaço e movimento", afirmou em vídeo divulgado no YouTube Johnny Lee, líder de projetos da Atap - divisão do Google voltada para inovação responsável pelo projeto.

Com sistema operacional Android, esse smartphone experimental do projeto Tango tem tela de 5 polegadas e câmera de 4 megapixels. 

O anúncio do projeto Tango acontece no mesmo dia em que o Google informou a data da sétima edição de sua conferência Google I/O - que acontece nos próximos dias 25 e 26 de junho.

Acompanhe tudo sobre:3DAndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGadgetsGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam