Tecnologia

Google anuncia cabo submarino conectando África e Europa

Chamado de Equiano, este é o terceiro cabo internacional privado da empresa, que recentemente concluiu um projeto ligando o Chile a Los Angeles

Google: Empresa anuncia início de projeto Equino, cabo submarino que ligará África e Europa (Justin Sullivan/Getty Images)

Google: Empresa anuncia início de projeto Equino, cabo submarino que ligará África e Europa (Justin Sullivan/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 28 de junho de 2019 às 15h00.

Última atualização em 28 de junho de 2019 às 16h04.

O Google, da Alphabet, anunciou nesta sexta-feira um novo cabo submarino apelidado de "Equiano" que conectará a África à Europa, à medida que a empresa aumenta sua infraestrutura de computação em nuvem. O Equiano, totalmente financiado pelo Google, é o terceiro cabo internacional privado da empresa.

A gigante da internet, que investiu 47 bilhões de dólares na melhoria de sua infraestrutura tecnológica global nos últimos três anos, disse que o Equiano é o 14º investimento global em cabos submarinos da empresa.

Bangalore — O Google informou que um contrato para construir o cabo com a Alcatel Submarine Networks foi assinado no quarto trimestre de 2018, e a primeira fase do projeto, conectando a África do Sul com Portugal, deverá ser concluída em 2021.

A empresa concluiu em abril o projeto "Curie", seu primeiro cabo intercontinental privado, ligando o Chile a Los Angeles. Os cabos submarinos formam a espinha dorsal da internet, carregando 99% do tráfego de dados do mundo.

Acompanhe tudo sobre:Big dataComputação em nuvemGoogleInfraestrutura

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony