Tecnologia

Google anuncia Android Ice Cream Sandwich

O Google anunciou, hoje, durante o evento para desenvolvedores Google IO, uma nova versão do seu sistema operacional Android, para smartphones e tablets

O Android Ice Cream Sandwich deve unificar as versões para smartphones e tablets do sistema operacional do Google (Divulgação)

O Android Ice Cream Sandwich deve unificar as versões para smartphones e tablets do sistema operacional do Google (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2011 às 17h38.

São Paulo -- Durante o evento para desenvolvedores Google I/O 2011, o Google anunciou o novo sistema Android Ice Cream Sandwich para smartphones e tablets. O novo sistema deve chegar no final do ano. Diferentemente dos anúncios anteriores, o Google não numerou essa nova versão do Android, pois a intenção da empresa é desenvolver um sistema único para todos os tipos de aparelhos móveis. O que se espera é que os recursos do sistema Android 3.x Honeycomb, desenvolvido para uso em tablets, sejam estendidos aos smartphones. 

O Google também anunciou uma atualização para o sistema Honeycomb, a versão Android 3.1. Ela traz ajustes no aspecto dos aplicativos e a possibilidade de se jogar usando o controle de consoles para jogos. A atualização deve deve começar a ser liberada hoje para tablets Xoom da operadora americana Verizon; e, nas próximas semanas, para outros países. Além dos tablets, o Android 3.1 vai rodar nos aparelhos Google TV, que também terão acesso à loja de aplicativos Android Market.

A empresa também anunciou um serviço de aluguel de filmes por meio do Android Market. Os vídeos serão distribuídos em streaming. O usuário que adquirir um título terá 30 dias para vê-lo. Depois de iniciada a exibição do filme, o prazo para acabar de vê-lo é 24 horas. No futuro, o Google deve oferecer, também, uma opção de streaming específica para smartphones.

Por fim, o Google finalmente anunciou seu serviço de música online, o Google Music, disponível para tablets, smartphones (Android 2.2 e superiores) e computadores. Ele permite armazenar até 20 mil músicas na internet. Inicialmente, o serviço estará disponível somente nos Estados Unidos e para usuários convidados a experimentá-lo.

De acordo com o Google, existem 100 milhões de dispositivos com Android no mundo, fornecidos por 36 fabricantes. Na loja online Android Market, são mais de 200 mil aplicativos desenvolvidos por 450 mil empresas.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma