Tecnologia

Google acusa Bing de copiar seus resultados de busca

Líder das buscas online acusou Microsoft de copiar os resultados gerados por seu buscador e apresentá-los aos clientes

As acusações foram publicadas pelo blog "Search Engine Land" (Justin Sullivan/Getty Images)

As acusações foram publicadas pelo blog "Search Engine Land" (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2011 às 22h08.

Los Angeles - O gigante da internet Google acusou nesta terça-feira a Microsoft de copiar os resultados gerados por seu buscador e oferecê-los posteriormente aos usuários do Bing, criado em 2009 para concorrer com o seu.

As acusações foram publicadas pelo blog "Search Engine Land", no qual o engenheiro Amit Singhal denuncia que o Bing copiava os resultados do Google. "Passei toda minha carreira perseguindo um bom buscador. Não tenho problemas com um concorrente que desenvolva um inovador, mas copiar não é inovação", disse Singhal.

Segundo o Google, os técnicos da empresa começaram a suspeitar das práticas do Bing em maio do ano passado, quando, comparando as buscas, comprovaram que o navegador da Microsoft oferecia os mesmos resultados que os seus. Com a passagem dos meses observaram que os resultados do Bing pareciam cada vez mais com os do Google.

A cópia teria sua origem através dos usuários do Internet Explorer que usam o Google como buscador. Cada vez que eles faziam uma pesquisa, o navegador da Microsoft notificava o Bing sobre o processo e os resultados.

Para acabar com as dúvidas, a Google iniciou um plano e criou um código que gerasse um resultado específico no buscador quando se introduzissem termos sem sentido como "hiybbprqag" e "mbzrxpgjys". Duas semanas após introduzir esse código, o Bing começou a apresentar os mesmos resultados.

"É uma loucura. Não tinha visto algo assim em meus dez anos nisso", disse Matt Cutts, diretor de qualidade de busca do Google. Por sua vez, a Microsoft negou a acusação de plágio através de seu vice-presidente para produtos de busca, Harry Shum, quem participou nesta terça-feira de um evento em San Francisco sobre o futuro dos buscadores.

Shum afirmou que gostaria que o Google tivesse entrado em contato com a Microsoft antes de fazer essas acusações em público, e, embora tenha admitido as coincidências, negou que o Bing estivesse imitando as buscas do Google. "Esses (os casos de plágio assinalados pelo Google) foram alguns poucos exemplos elaborados de forma muito criativa", disse Shum.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro