Tecnologia

Google abre código de fonte padrão do Android e Chrome OS

A Roboto é a fonte padrão do Google desde 2011

roboto  (Divulgação)

roboto (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2015 às 12h31.

O Google lançou a fonte Roboto há quatro anos dentro do Android 4.0 Ice Cream Sandwitch. Desde então, ela se transformou na fonte padrão do Android e do Chrome OS, além de ser uma das principais identificações visuais do Google e seus vários serviços, como o app Inbox e a Google Play Music.

A empresa tornou publica a fonte alguns meses depois, mas agora o Google abriu o código da Roboto no GitHub, incluindo uma ferramenta "produtora de fontes" que foi usada para criar a Roboto originalmente.

Em um post no seu blog oficial, o Google afirma que a Roboto tornou-se, desde seu lançamento, uma parte importante da identidade visual da empresa nos últimos anos, mas agora quer tornar ela livre para qualquer pessoa modificá-la.

Lembrando que na semana passada foi noticiado que a Apple deve mudar a fonte de seus aparelhos na próxima atualização do iOS e do OS X. A San Francisco, criada para o Apple Watch, deve tornar-se a fonte padrão da empresa nos próximos anos. Mas não espere que ela abra o código como fez o Google.

Fonte: Google

Acompanhe tudo sobre:DesignINFO

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp