Tecnologia

Golpes na internet usam Japão como isca

A empresa de segurança Panda Security detectou que golpistas estão se aproveitando da tragédia japonesa para infectar computadores de usuários brasileiros

O Japão após o Tsunami: isca para golpes na internet (Getty Images)

O Japão após o Tsunami: isca para golpes na internet (Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 19 de março de 2011 às 06h12.

São Paulo — O golpe foi reportado pelo PandaLabs, laboratório da Panda Security. Segundo a empresa, os golpistas enviam uma mensagem aos usuários prometendo mostrar um vídeo das cidades japonesas após o terremoto e o tsunami que aconteceram no último dia 11 de março.</p>

Quando a vítima clica no link inserido na mensagem, um programa nocivo é baixado e instalado no computador. O malware substitui um arquivo de configuração do sistema operacional de modo a alterar o encaminhamento das conexões da internet.

Quando o usuário tenta navegar para um site de banco ou de webmail, ele é redirecionado a uma página falsa criada pelos golpistas. Nela, podem ser coletados dados pessoais como senhas e números de conta bancária. Entre os sites falsificados estão os dos bancos Bradesco, Itaú e Santander, por exemplo. 

A principal defesa contra esse tipo de golpe é evitar clicar em links inseridos em mensagens, além de certificar-se de estar no site certo antes de digitar qualquer dado pessoal.

Acompanhe tudo sobre:Ásiacrimes-digitaisJapãoPaíses ricosseguranca-digital

Mais de Tecnologia

O recado da Netflix com a exclusão de seus conteúdos interativos

Google pode enfrentar mais de US$ 13 bilhões em ações civis na Europa

Galaxy S25 Edge: o flagship que encarna os dilemas do mercado premium em 2025

Microsoft anuncia demissão de 3% dos funcionários; ações caem 0,18%